O Instituto Nacional de Meteorologia lançou um alerta Laranja “risco de tempestade” nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta sexta-feira (17). O INMET publicou o aviso que valerá a partir das 00:00, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Ações recomendadas
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.
Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio.
Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. A Defesa Civil de Joinville, com base no aviso meteorológico da Epagri/Ciram, também lançou um alerta para esta sexta-feira, em todas as regiões do Estado.
Em diversas cidades dos Estados do Sul, o vendaval causou estragos, a exemplo de Londrina e Curitiba, Antonina no Paraná, Rio do Sul em Santa Catarina, e diversas cidades do Rio Grande do Sul.
Itapoá até o momento registrou apenas rajadas de vento fortes, porém sem chuva, ou pedra.
Foto ilustrativa: Jornal do Comércio