Com a chegada da temporada de verão, Itapoá está se preparando para atender os milhares de visitantes que escolhem a cidade como roteiro turístico. Estações de tratamento de água compactas e caminhões-pipa são algumas das medidas realizadas para minimizar o problema de falta de água, comum neste período de sazonalidade, onde a população fixa de cerca de 15 mil ultrapassa 150 mil.
Devido o grande aumento de consumidores, durante este período, mesmo operando no limite de capacidade, o atual sistema de abastecimento de água não consegue atender todas as regiões da cidade. O problema ainda é agravado por tratar-se de um sistema linear, que não possui nenhuma setorização.
Dessa forma, a Itapoá Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário, está trabalhando para minimizar o problema. Neste ano, estações de tratamento compactas serão instaladas; e juntas irão aumentar cerca de 20% do volume de água tratada.
Também, caminhões-pipa serão disponibilizados para aumentar o abastecimento de água tratada entre os dias 21 de dezembro e 10 de janeiro. Ao iniciar a operação, será divulgada a programação dos caminhões.
Além disso, outras ações estão sendo realizadas para controlar diminuir a perda de água através de vazamentos: a pesquisa de caça vazamentos, que visa detectar a perda de água na rede de distribuição, e a troca de hidrômetros. A troca dos aparelhos iniciou em novembro e é um serviço gratuito aos clientes.
O atendimento ao público também será reforçado: haverá uma equipe trabalhando apenas com o 0800 643 2750 e o escritório comercial atenderá nos sábados pela manhã. Nos dias 21 e 28 de dezembro, e 4 de janeiro, haverá atendimento das 8 às 12h. Durante a semana o atendimento segue normalmente: das 8 às 17h, sem fechar para o almoço.
Contando com a ajuda da população
A empresa também já iniciou a campanha de uso consciente da água. Durante todo o período de verão, dicas de como evitar o desperdício de água tratada serão divulgadas aos clientes. Conforme o diretor executivo da Itapoá Saneamento, Renato Camargo, operar com esta sazonalidade é a maior dificuldade da empresa com o atual sistema de abastecimento, por isso é muito importante a colaboração e compreensão de todos. "Estamos fazendo o possível para minimizar o problema de falta de água, mas precisamos do apoio de todos contra o desperdício", diz Camargo.
Esse problema será encerrado com a construção da nova estação de tratamento de água. Está em andamento o projeto do novo sistema de abastecimento, que contempla a construção de novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Também, uma importante etapa do trabalho e planejamento para a operação já foi finalizada: o levantamento topográfico e recadastramento da rede de distribuição de água em todo o município e projeto para a construção da estação de tratamento de esgoto. As metas da concessionária com o município são: construção de novo sistema de captação e tratamento de água e melhorias no sistema de distribuição de água - atingir 100% do atendimento nos períodos sazonais - e implantar e universalizar a coleta e tratamento de esgoto.
Texto e foto: Augusta Fehrmann Gern – Comunicação/Itapoá Saneamento