Plano para enfrentar este verão e os investimentos que vão permitir acabar com a falta d'água foram alguns das informações prestadas pela direção da empresa no balanço do primeiro ano de operação
A entrada em operação de uma estação de tratamento de água compacta e a distribuição de água por caminhões-pipa são algumas das providências tomadas pela Itapoá Saneamento para que a cidade amenize o impacto da superpopulação nas festas de fim de ano.
Essas foram algumas das informações apresentadas pelo diretor executivo da Itapoá Saneamento à plateia formada pelo prefeito de Itapoá, Sérgio Ferreira de Aguiar, vereadores, jornalistas e lideranças populares do município, na terça, dia 10, no plenário da Câmara de Vereadores.
No primeiro ano de atuação, a qualidade da água de Itapoá teve uma melhora significativa: análises regulares mostram que a qualidade da água passou de 77 para 93%, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. A empresa ampliou a rede de água e conectou ao sistema quase 1.000 novas residências. Também, foram criados novos empregos e capacitados profissionais locais. Conforme pesquisa realizada neste segundo semestre com a população, a satisfação com os serviços da empresa ultrapassa 76%.
Até o final de 2014 o município terá uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para atender a totalidade da população de Itapoá mesmo nos período da alta temporada. As obras do sistema de esgotamento sanitário também iniciam em 2014, que inclui a rede coletora e a Estação de Tratamento de Esgoto. Até o fim do ano que vem, a Itapoá Saneamento estará tratando o esgoto de alguns balneários da região central e até 2017, o tratamento vai atender 45 mil pessoas. A cada ano, o atendimento será ampliado até atingir a universalização.
Texto e foto: Augusta Fehrmann Gern – Comunicação Itapoá Saneamento