TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

Bibliotecária na Escola Frei Valentim

Natural de São Francisco do Sul/SC, Maria da Glória inicialmente formou-se no magistério em 1991 na Escola Estadual Santa Catarina. Logo após, recebeu o convite da então Orientadora Terezinha Fávaro da Silveira a pedido do Prefeito  para lecionar no município. Iniciou seu trabalho com as turmas do Jardim na Escola Isolada Amália Leal Ledoux localizada no Bairro conhecido como Jaca.

No ano seguinte trabalhou  na Escola João Monteiro Cabral com as turmas  de 4ª série; em 1993 começou a trabalhar na Escola Básica Itapoá com as turmas de Jardim e 2ª série; em 1995 lecionou a  disciplina de Ensino Religioso. Nessa época buscando aperfeiçoamento na área prestou vestibular na UNIVILLE  (Universidade  da Região de Joinville). Neste período fez especialização em Símbolos Religiosos e  Práticas Inclusivas  pela EDUCAMASTER. Até  o ano de 2012 atuou com turmas de ensino fundamental - series finais e sentiu-se realizada por poder trabalhar a diversidade religiosa existente em nosso município. A colaboração dos pais e alunos foi de suma importância para o seu desempenho profissional. A professora Glórinha concorda com ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 7, n. 1, 2002 12: "Em sua função cultural, a biblioteca de uma escola torna-se complemento da educação formal, ao oferecer múltiplas possibilidades de leitura e, com isso, levar os alunos a ampliar seus conhecimentos e suas ideias acerca do mundo. Pode contribuir para a formação de uma atitude positiva, frente à escola, cooperar com o currículo da escola no atendimento às necessidades dos alunos, dos professores e dos demais elementos da comunidade escolar."

Atualmente  a professora atende como bibliotecária na Escola Frei Valentim atendendo nos empréstimos de livros às turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental . Nas turmas de 1º e 2º anos faz  a leitura de histórias além de aplicar aulas de reforço aos alunos de 2º, 3º e 4 º anos semanalmente. Os alunos do 6º ao 9º ano fazem grupos de estudo  e pesquisa quando indicados pelos professores e na hora do recreio é feita a leitura de livros e troca de gibis como também a   leitura de materiais que fazem parte do acervo da biblioteca. Ela encerra dizendo que "a biblioteca é o espaço onde alunos e professores desenvolvem seu potencial pesquisador, buscando sanar suas curiosidades nas  dúvidas que surgem ao decorrer das aulas   e podem buscar  respostas nos livros indicados pelos professores e os que ela também  pesquisa".

Texto e foto: Patrícia Braga Pacheco - AI/SME/PMI

 

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION