Médicos brasileiros e formados no País, inscritos no Programa Mais Médicos, começam a trabalhar nesta semana na região Norte de Santa Catarina. Eles vão atuar em Araquari, São Francisco do Sul e Mafra.
A partir de 16 de setembro, outros dois médicos – um mexicano e um brasileiro formado na Espanha – iniciam atividades em Jaraguá do Sul e Mafra. As informações já foram confirmadas pelas prefeituras.
O Programa Mais Médicos registrou pelo menos 119 municípios de Santa Catarina na penúltima lista de inscritos na iniciativa do Governo Federal. O número equivalente a 34% das cidades do Estado. Em contrapartida, de uma lista de 39 municípios considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, apenas 59% tinham se cadastrado.
Estavam de fora da lista, inclusive, o maior município catarinense: Joinville. Mas a prefeitura afirma que correu atrás e conseguiu se cadastrar a tempo. Dos três maiores, apenas Florianópolis constava como inscrito na lista prévia. Blumenau também estava fora da relação divulgada na última quinta-feira.
Itapoá não consta na relação dos cadastrados. Pelo programa, o médico recebe R$ 10 mil mensais do governo federal (40 horas), tendo o município de arcar com auxílio moradia e alimentação, cujo valores giram em torno de R$ 4mil mensais.
Texto: Diário Catarinense com adaptações do Urubuzão Itapoá