Sem anunciar na imprensa, e com a presença de poucos presentes, a Prefeitura Municipal de Itapoá inaugurou a Unidade de Educação Infantil dos Bairros São José (Primeiros Passos), e Lua de Cristal na Barra do Saí. O projeto já excedeu o limite de tempo da entrega, sendo construído com dinheiro do Governo Federal através do Proinfância que passou a integrar a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).
As unidades construídas ou reformadas no âmbito do programa devem priorizar a acessibilidade, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc.). Para tanto, deve-se considerar as orientações da Norma NBR 9050 da ABNT, incluindo a segurança dos alunos, item este que não foi observado pela administração, que contrariando as reivindicações da comunidade, cercou o local com telas de PVC, material que não oferece segurança aos alunos em especial no São José, cuja construção está edificada próxima a um matagal, sendo comum a presença de animais peçonhentos na área.
Terrorismo
Infelizmente, ao realizar a matéria (a pedido dos moradores), sobre a reivindicação da construção do referido muro, um(a) membro do secretariado acusou verbalmente a terceiros, que a redação do Urubuzão Itapoá está ‘tocando o terror’, simplesmente por ter trazido a tona neste site, a preocupação das pessoas que tem seus filhos estudando na referida unidade de ensino, na tentativa de sensibilizar a administração sobre a importância da obra. Como o único objetivo deste informativo, é apresentar os fatos de uma maneira imparcial e verdadeira, continuaremos a apresentar as reivindicações da comunidade, lamentando que fatos como este ocorram dentro da administração pública, trazendo para o lado pessoal um fato que deveria ser resolvido com trabalho e eficiência.
Verdade
Um dos itens ressaltado na inauguração, e que realmente merece a justa homenagem, diz respeito à dedicação e profissionalismo dos funcionários das unidades, os quais não medem esforços para manter o alto nível de aprendizado oferecido, fazendo do nosso ensino uma referência em todo o Estado.