O Projeto ampliação da Jornada Escolar mobilizou os alunos para trabalhar os temas abordados na Semana do Meio Ambiente. Os professores elaboraram uma programação diversificada que movimentou os quatro núcleos,que realizaram as seguintes atividades:
Núcleo Camping e ACOPOF
No Camping de Itapoá, núcleo que atende os alunos da Escola Municipal Frei Valentim, foram realizadas algumas atividades, iniciadas com uma coleta de lixo inorgânico e reciclável na praia e fundos do camping a beira mar, onde os mesmos realizam as aulas de Surfe. Os alunos foram organizados em equipes, devidamente equipados com luvas fornecidas pela secretaria de Saúde e sacos de lixo, sendo todos orientados e supervisionados pelos professores.
O resultado foi espantoso, pois os alunos do período matutino e vespertino coletaram 206 quilos de lixo em uma área delimitada, não muito extensa.
Na atividade seguinte, partindo do material coletado e material de apoio, os alunos realizaram a construção de obras que representaram a importância e as diversas possibilidades e benefícios da reciclagem, do reaproveitamento e da conscientização. As equipes realizaram apresentação de seus trabalhos, expondo seus conhecimentos e anseios sobre o tema.
Após as atividades de campo, os alunos foram conduzidos ao salão, onde o professor de música realizou apresentações previamente preparadas e ensaiadas sobre o tema com os alunos participantes das aulas de violão e técnicas vocais.
Sem dúvida “foi um show”, salienta o coordenador Carlos, pois os alunos surpreenderam na execução de músicas, paródias e composições próprias sobre o tema Meio Ambiente
Itapema Complexo I e Complexo II
Os Núcleos que atendem basicamente os escolares de Itapema (Ayrton Senna, Monteiro Lobato e Clayton) realizaram uma caminhada na praia, onde observaram e refletiram sobre o Meio Ambiente, no que tange a preservação e manutenção das riquezas naturais. Na ocasião foi realizada uma coleta de lixo reciclável que se encontrava espalhado pelo local; em um segundo momento foi proposta uma discussão sobre a produção e destino do lixo orgânico e reciclável, e para complementar a atividade, foi realizada a visita à Cooperativa de Reciclagem instalada no bairro Samambaial, para fazer a entrega do material coletado, conhecer e aprender sobre a separação, reutilização e destinação adequada dos diferentes materiais recicláveis.
Na visita tiveram a oportunidade de conversar com a responsável pela cooperativa, que prontamente mostrou e explicou os “caminhos do lixo”, desde as residências até aquele local, como chega o lixo, como é feita a classificação e separação de cada material, mostrando como é prensado os materiais da mesma classificação, e como são encaminhados aos próximos beneficiadores. Atendeu a todos e respondeu as dúvidas dos alunos, que ficaram espantados com a quantidade de lixo produzido, e com as diferentes possibilidades de reaproveitamento dos materiais.
Projeto SURF
O Núcleo Primeiras Ondas que atende os alunos da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva (Barra do Saí), foram desenvolvidas atividades diversificadas com os escolares, no intuito de chamar a atenção sobre o tema e ao mesmo tempo fazer uma reflexão sobre o quanto nossas ações podem influenciar no meio ambiente. Para tanto, a professora Eliana do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Elaborou com os alunos um mural representando o mundo, com mãos ao redor contendo frases de solidariedade e cuidado com o Planeta. Já a professora Licélia, também do PETI, confeccionou um catavento e aproveitou para falar sobre a energia eólica. O professor Jean da disciplina REP (Recreação, Esportes e Projetos) Criou com os alunos uma árvore, onde cada galho e folha era representado pelo formato das mãos de cada um, denominando-se “suas mãos podem mudar o mundo.” A professora Tathiane da disciplina DAG (Dança, Artes Circenses e Ginástica), passou um vídeo sobre sustentabilidade, intitulado como “O brincar e o Planeta”, onde falou-se do reaproveitamento de materiais recicláveis. Na sequencia, os alunos fizeram uma caminhada no bairro e cada um coletou algum material que pudesse ser reaproveitado, onde posteriormente usando da criatividade e imaginação, foram confeccionados: carteiras com caixas de leite, carrinhos, chocalhos, barquinhos, bilboquês com garrafa pet, entre outros...E finalizando as ações, o professor Jair (música) compôs uma música sobre o tema Meio Ambiente, onde os alunos fizeram uma bela apresentação, cantando juntos a canção “O meio ambiente depende de nós!!!”
Clayton
Trabalhando o projeto Cores e Formas, as professoras Geniele Cíntia da Silva e Terezinha Wunsch ambas do Pré II, levaram seus alunos até a praia próxima à 3ª pedra e ao redor da Escola, com o objetivo de fazê-los perceber as cores e as formas inseridas no meio ambiente.
Segundo as professoras, é importante propiciar às crianças a visualização, exploração, contato e manuseio de tudo que compõe o universo das cores e formas, possibilitando a sua identificação.
Com a professora Geniele ainda nesta atividade foi feito um piquenique beira mar junto com as crianças com o auxílio dos profissionais: professor Gilmar Santin, gestor José Antônio Soares e Orientadora Elizabete Zakaluk. Agradecimentos especiais aos profissionais do Núcleo de Surf do projeto Ampliação de Jornada Escolar pela Receptividade e empréstimo do espaço.
Fonte e texto: Patrícia Braga Pacheco/SME