Na tentativa de discutir questões relativas à infância e adolescência e percebendo a velocidade com que os valores mudam a cada geração, foi pensado em criar um momento para reflexão, onde alunos e professores pudessem analisar casos fictícios e apresentar uma solução pautada no bom senso, em questões legais e valores morais.
A ideia deu tão certo, que em quatro anos de projeto, muitas questões foram debatidas, como bullying, consumismo, comportamento, segurança pública, moda, tecnologia e redes sociais, família, valores morais, lazer e diversão, entre outros.
A novidade para esta edição, é que pela própria análise dos alunos da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva o tempo de encontro deveria ser ampliado para um dia inteiro. O cronograma das atividades teve ampla participação dos alunos e contou com oficinas, tornando o encontro ainda mais dinâmico. Nas oficinas, os alunos encenaram uma situação pedindo a “mão” da moça em namoro à moda antiga e ainda ofereceram uma bela “serenata”, tudo em grande estilo, vestidos com roupas de época. O momento proporcionou o resgate de valores acerca do amor, respeito, afetividade e romantismo.
O encontro aconteceu dia 12 de junho, quarta-feira, data em que se comemora o Dia dos Namorados e o tema para este ano foi "Amores Passageiros", na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, das 7:30 às 11:30 e das 12:45 às 16:45, na Barra do Saí.
Além do apoio do Ministério Público de Santa Catarina e Conselho Tutelar, outros parceiros já manifestaram apoio como: Mercado Barrão, Daia Master Hair, Tribo do Sol, Cleide Imóveis, Apremai, Think Comunicação Visual, Capela Nossa Senhora dos Navegantes.
Texto e foto:Patrícia Braga Pacheco/SME