A professora de Artes Fabiana Bestel Pawlina da Escola Frei Valentim trabalhou o Dadaísmo com os alunos dos 9ºs anos matutino e vespertino. Houve uma exposição na Escola onde alunos de todas as turmas puderam apreciar.
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suíça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
Arte
O dadaísmo engloba objetos comuns do cotidiano, apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico; irreverência artística; combate às formas de arte institucionalizadas; crítica ao capitalismo e ao consumismo; ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica; uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas e um forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.
Entre muitos nomes que expressaram o Dadaísmo estão: Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Hans Arp, Julius Evola, Francis Picabia e Max Ernst entre outros.
Fonte e foto: SME/PMI