Os candidatos devem estar atentos à hora de entrada, pois não serão tolerados atrasos.
As provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) terão início em todo o País neste dia 05 (domingo), às 13 horas no horário de Brasília. Em Itapoá não haverá as provas, sendo que os alunos deverão ficar atentos aos locais de exames que estão disponíveis no "Cartão de Confirmação da Inscrição" na página: https://enem.inep.gov.br/participante.
Em Guaratuba as provas serão realizadas no ISEPE, onde deverá ser instalados detectores de metal e monitoramento especial de segurança para detectar o uso de pontos eletrônicos, impedindo possíveis tentativas de fraudes por parte de candidatos que tentam usar o equipamento para receber ajuda para responder às questões.
Também não será aceito textos na redação manifestações agressivas aos direitos humanos, sendo que a ministra Cármen Lúcia manteve a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) do último dia 25 que proíbe anular a redação contrária aos direitos humanos, mas permite o desconto de no máximo 200 pontos (de um total de 1.000).
O Enem 2017 terá mais de 600 mil pessoas envolvidas na aplicação e transporte das provas, apresentando uma diminuição no número de inscritos; de aproximadamente 8,7 milhões de 2016 para 6.731.300 em 2017.
O exame serve para conseguir uma bolsa em faculdade particular, entrar na universidade pública sem fazer vestibular, obter financiamento estudantil, comprovar a conclusão do ensino médio entre outras. O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação, a qual neste ano será realizada já no dia 05, ao contrário dos outros anos onde era aplicada no último dia de prova, e será dissertativo-argumentativa.
Segundo as novas normas " Na redação o candidato deverá defender uma tese –uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Ele deverá, também, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos. "A segunda etapa do Enem está marcada para o dia 12 de novembro, no mesmo horário e local da primeira prova.