Prepare o bolso. A gasolina e a energia elétrica vão subir de novo. É que a Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 1,70% no preço da gasolina nas refinarias. Já o diesel teve uma leve queda de 0,30 %./ Os novos valores já valem a partir desta semana. Desde junho a Petrobrás passou a avaliar diariamente as condições do mercado internacional para ajustar os preços.
Enquanto isso o Ministério da Fazenda divulgou no Diário Oficial da União o novo preço médio que deve ser aplicado nos postos, em todos os estados, a partir de novembro. O menor valor está previsto para o Maranhão, onde o litro da gasolina comum deverá ficar em torno de 3,65. No Acre, onde a gasolina é a mais cara do país, tirar o carro da garagem poderá custar em média 4,51 para cada litro consumido. No Paraná e Santa Catarina, os preços estão variando de R$ 3,59 a R$ 4,10.
Energia elétrica
Já na energia, a taxa extra da conta de luz, definida pelas bandeiras de energia, pode ficar mais cara. Isso porque foi aprovado pela Aneel um reajuste no valor das bandeiras tarifárias. O segundo patamar da bandeira vermelha, que hoje custa TRÊS REAIS E 50 CENTAVOS a cada CEM quilowatts consumidos por hora, vai passar a custar CINCO REAIS.
Por outro lado, a Agência Nacional de Energia Elétrica reduziu o valor da bandeira amarela de DOIS para UM REAL a cada CEM quilowatts consumidos por hora. O primeiro patamar da bandeira vermelha continua no valor de TRÊS REAIS a cada CEM quilowatts hora consumidos.
As mudanças foram propostas porque, segundo a Aneel, os valores atuais não têm sido suficientes para pagar pelo custo extra de geração da energia.
As alterações começam a valer a partir de novembro. Mas não são permanentes, elas vão poder ser modificadas em uma consulta pública.
De Brasília, Anderson Andrade com texto da Mais News
Foto Ilustrativa: Campo Grande News