TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

Itapoá Notícias - Devido a demora da liberação da licença definitiva por parte da FATMA a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Itapoá ainda não foi iniciada. Segundo o Coordenador Técnico Operacional, Dr. Rafael Costa Santos, toda a parte que compete à empresa para a execução da obra já foi realizada, tendo recebido até o momento apenas a licença prévia, o que inviabilizou a construção da estação, a qual com certeza iria solucionar o problema de falta de água na temporada em Itapoá.

Para explicar a real situação, a empresa realizou uma reunião aberta ao público na Casa da Cultura no último dia 16, onde apesar da ampla divulgação, poucas pessoas compareceram para realizarem as perguntas e sanarem suas dúvidas.

Na reunião, Rafael acompanhado de toda a equipe que presta serviço a empresa, responderam a todas as indagações realizadas pelos membros da comunidade que estavam presentes, como o porquê da coloração da água em  alguns pontos da Cidade, e se a empresa tem um plano para diminuir o impacto da falta de água nesta temporada.

Para Daniel, em ambos os casos terá uma ação efetiva da empresa, a qual manterá uma equipe de plantão 24 horas, para atender as emergências. No tocante à coloração Rafael disse que em 90% dos casos é decorrência de água parada nos canos desde o ramal até a caixa, e que nestes casos se normaliza rapidamente, devendo ser comunicado a empresa que tomará medidas rápidas para sanar o problema.

Falta de água

Rafael explicou que será necessária a conscientização da população no tocante a economia d’água, sendo que a adutora foi reforçada em 16% de sua capacidade com a instalação de uma unidade móvel, porém este porcentual não é suficiente para eliminar o problema. Para minimizar a falta da água na tubulação, o coordenador explicou que irá fornecer gratuitamente os caminhões pipas, os quais darão prioridades às entidades de urgência como P.A, Lar dos Idosos etc., mas que toda a comunidade será atendida.

Outro ponto importante levantado pelo Coordenador de Tratamento Carlos  Miguel Santana é a participação da comunidade no tocante a denúncia de furto de água e utilização de bomba direto no ramal, ato este que pode prejudicar toda a rede.

Já a Supervisora de Atendimento Jaqueline Martimiano, explicou que o setor comercial terá atendimento de plantão durante a temporada, sendo que as pessoas que desejarem, poderão retirar as segundas vias de suas faturas diretamente na internet ou no totem de autoatendimento instalado na agência.

Outro detalhe importante levantado por Carlos é no tocante ao fechamento do registro por parte dos funcionários após a religação, o que gera 90% das reclamações, pois os usuários pagam a fatura e reclamam que ainda estão sem água, sem verificar o relógio.

Sobre os trabalhos da nova Estação de tratamento de Água (ETA), que terminará definitivamente com o problema, Rafael explicou que

O ambientalista Werney Serafim propôs que seja reivindicado junto às autoridades municipais, exigindo que as mesmas intervenham junto ao órgão em Florianópolis para obterem uma resposta definitiva do motivo da demora, já que a empresa já cumpriu com toda a parte que lhe cabe.

Rafael reinterou que estão sendo tomadas todas as medidas possíveis para diminuir o impacto da falta de água, inclusive utilizando o reforço de bombeamento que será distribuído em dias alternados, ou seja: no primeiro dia atenderá da Barra do Saí a Itapoá e no outro de Itapoá ao Pontal.

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION