Um presente maravilhoso. Assim foi considerado o espetáculo oferecido pelo Porto de Itapoá a todos os Itapoaenses que tiveram a oportunidade de assistir as apresentações ocorridas no último dia 18 no estacionamento da empresa.
Para o show, foi montada uma grande estrutura coberta, com um palco acústico, no qual os artistas da Orquestra Prelúdio (de Joinville) executaram várias obras clássicas, bem como a apresentação dos 40 componentes do Coral Vozes da Babitonga (de Itapoá) e o Sarau Trio (de Joinville).
As aproximadamente 500 pessoas que assistiram o espetáculo aplaudiram de pé as apresentações patrocinadas pelo Porto Itapoá através da Lei de Incentivo á Cultura Rouanet sendo que a empresa desde sua implantação sempre se preocupou com o lado humano e social da comunidade itapoaense, apostando no crescimento do Município. Para comprovar a atenção especial que a empresa tem com a população no início do mês, o Porto foi anunciado como o vencedor da edição 2015 do Prêmio "Ser Humano", concedido anualmente pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Seção de Santa Catarina, nas categorias "Pessoas" e "Meio Ambiente". O prêmio ABRH/SC é destinado às empresas que se destacam em projetos socioambientais.
Na ocasião, o Porto Itapoá foi anunciado como o vencedor do Troféu Responsabilidade Social (Destaque), conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Neste caso, Itapoá venceu na categoria empresa de grande porte do segmento comércio/serviço/turismo, recebendo ainda a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo catarinense. A premiação foi entregue em cerimônia na Assembleia no último dia 9.
No Prêmio "Ser Humano", Itapoá venceu com o projeto "Porto Itapoá, o resgate da identidade local, uma preparação para o mundo globalizado", de autoria da oceanógrafa Giseli Aguiar de Oliveira Fernandes, em conjunto com o engenheiro ambiental Christiano José de Anhaia Pereira.
O trabalho revela como o terminal, inaugurado em junho de 2011, desenvolveu, desde a sua implantação, ações e programas que viessem a garantir o fortalecimento da identidade local, a valorização dos patrimônios cultural e natural e a capacitação profissional da população sob a sua área de influência, por meio de cursos e outras iniciativas.
Para o presidente do Porto Itapoá, Patrício Jr, essas premiações são um reconhecimento ao esforço empreendido para que o terminal operasse integrado à comunidade, com responsabilidade social e ambiental.
“Um Porto que projeta a ampliação de suas operações e já figura entre os maiores movimentadores de carga do País precisa ter em seu DNA a preocupação com o meio ambiente, em seus mais variados níveis: sociais, ecológicos e econômicos. O reconhecimento dado pela Assembleia do Estado e pela ABRH-SC, com a conquista desses prêmios, é a confirmação dessas premissas, que estão presentes no dia a dia do Porto Itapoá, desde sua concepção. Crescer de forma sustentável, valorizando e trabalhando para o equilíbrio do meio ambiente é o desafio de nosso tempo. Acreditamos que, com estes prêmios, estamos no caminho certo", afirmou Patrício Jr presidente do Porto Itapoá.
Outra atração importante oferecido pelo Porto é a presença do Papai Noel e do mascote Mustafá, que no período Natalino fazem a alegria das crianças em sua ‘casinha’ provisória situada na frente da empresa.