TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

Segundo a previsão do tempo (Clima Tempo), as chuvas devem persistir até o final de semana, sendo esperado o surgimento do sol já na próxima sexta-feira (06). Após o final de semana a previsão é sol com pancadas de chuvas durante toda a semana que vem, com exceção de terça-feira quando o sol deverá predominar. O alto índice de chuvas causou transtornos e desastres em muitos Municípios da Região, porém Itapoá não apresentou inundações, se limitando a alguns pontos isolados de pequenos alagamentos.

Os habitantes mais antigos de Itapoá ainda guardam na lembrança as inundações ocorridas nos anos de 2008 e 2009. A Defesa Civil teve muito trabalho na época, já que muitas residências foram atingidas pelas enchentes, em especial nos Balneários: Barra do Saí (impossibilitando a saída da Cidade), Cambijú, Rainha, Samambaial e São José, onde algumas casas foram totalmente cobertas pelas águas.

Galerias funcionam

Após estes incidentes foram construídas galerias para escoamento das águas no Pontal, Balneário Palmeiras, Balneário Princesa do Mar, Paese e na Rua 620, na Barra do Saí, que apesar de receberem críticas negativas na época de sua implantação, ajudaram a evitar novos alagamentos. Para que ninguém seja pego de surpresa novamente, a Defesa Civil implantou no Rio Saí Mirim um sistema de monitoramento realizado por uma estação hidrológica instalada na ponte na Estrada Cornelsen com o intuito de monitorar o volume e a intensidade de águas no manancial, o qual já subiu nos últimos dias devido as fortes chuvas, porém ainda corre dentro de seu leito. O equipamento envia dados em tempo real para o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP).

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION