Numa eleição inédita, por ser a primeira unificada em todo o País, Itapoá elegeu no último dia 04, os cinco novos conselheiros que irão atuar nos próximos quatros anos frente ao Conselho Tutelar do Município.Esses profissionais terão uma missão ampla, zelando dos direitos das crianças e adolescentes, tanto em situações de direitos ameaçados ou violados, como na fiscalização de entidades que trabalham com a infância.
O cargo passou de três para quatro anos, com chance de uma reeleição, sendo as eleições por voto facultativo, sempre realizada no primeiro domingo de outubro do ano posterior ao da eleição presidencial, porém com regras determinadas por leis municipais. Com isso, cada cidade estipula suas normas para o processo, como por exemplo a forma de votação (que pode ser por urna eletrônica ou cédula de papel) ou o número de candidatos (há cidades em que os eleitores podem votam em cinco pessoas e outras em apenas uma como escolhida para Itapoá, sendo de responsabilidade de cada Conselho Municipal dos Direitos da Criança e fiscalizadas pelo Ministério Público.
Com aproximadamente 8.5% dos eleitores do Município (874) votos, foram eleitos: Mônica Harms (230), Diego Ângelo Antunes (212); Rosane Maria Minatti Cavalari (190), Levi Domingos Pelegrini (133) e Taíza Damiani Maciel, com 50 votos. Na suplência foram eleitos: Ercília Santos de Souza (37) e Danielle Correia da Silva, 22.