TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

Quem já não se esqueceu de trocar o extintor de seu veículo? Como gerava multa e pontos na carteira, milhares de condutores eram multados anualmente devido a irregularidade do extintor, o que de hora em diante não mais irá ocorrer já que o equipamento passou a ser opcional. O equipamento foi motivo de ‘dor de cabeça’ para muitos proprietários de veículos que não encontravam o equipamento para compra, ficando sujeitos a pagar uma  multa de R$ 127,69 e  levar de ‘brinde’, cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Para escapar da penalidade, muitos pagaram caro para conseguir o novo modelo ABC, o qual substitui o antigo BC que tinha validade de apenas 01 ano. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), anunciou que a nova medida passa a vigorar no momento em que a decisão aparecer no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer entre os dias 18 e 21 de setembro.

O extintor continua sendo obrigatório em caminhões, micro-ônibus, ônibus, tratores e veículos de transporte de produtos inflamáveis.

Segundo o presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alberto Angerami, a prorrogação teve como objetivo dar prazo para reuniões com os setores envolvidos, os quais relataram que não iriam conseguir suprir a demanda.

Além disso, estudos realizados pelo Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos nos últimos anos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros e baixa flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.

A cena é uma repetição do ‘famoso’ Kit de primeiros socorros imposto anos atrás, quando depois de todos os brasileiros pagarem um alto preço pelo produto o mesmo foi liberado da obrigatoriedade.

Foto ilustrativatribunadaintenet.com.br

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION