Com o “Galpão” lotado, a Câmara de Vereadores de Itapoá realizou no último dia 16 no Galpão do CTG Fronteira do Litoral uma Sessão Solene em comemoração a “Semana Farroupilha”. Os vereadores Daniel Weber (presidente), Ernesto Policarpo, Thomaz Sohn, Jocélio Pinheiro, Edson Speck e Geraldo Weber foram recebidos pelo Patrão Nivaldo Zimmermann e toda a diretoria, onde após a sessão, foi trazida até o local a “Chama Crioula” que marca a abertura das comemorações.
Para quem segue a tradição é um momento que une e congrega a “Família Gaúcha”, em torno de ideais comuns, pois tradição lembra o culto dos valores que os antepassados os legaram, cultuando uma extensa gama de valores, entre eles o nativismo, a coragem, a hospitalidade, a honra, o respeito à palavra empenhada, o cavalheirismo, além de outros.
Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha é como ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. A Guerra, que durou uma década, ocorreu de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
Os farrapos, como eram chamados pelas guardas, eram rebeldes de opinião contrária aos ideais imperiais. Muitos estudiosos dizem que o nome farrapos surgiu em função das vestes dos rebeldes, mas também pode ser considerado um apelido pejorativo por parte da monarquia.
A festa foi encerrada com um delicioso jantar, o qual já é tradicional nas quartas-feiras, acompanhado de música ao vivo e a tradicional dança gaúcha.