TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

Encontro faz parte do rito para obtenção da Licença Prévia

A FATMA, Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina, agendou para o dia 28 de setembro, em Garuva, a realização da audiência pública para apresentação à comunidade do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da UTE Norte Catarinense, da Tractebel Energia.

Trata-se de uma Usina Termelétrica de geração de energia elétrica que tem como combustível gás natural. Se for implantada, a Usina ficará em uma área distante 5 quilômetros do centro de Garuva, próxima do acesso ao Palmital. O investimento, da ordem de US$ 700 milhões, vai gerar novas oportunidades de emprego e renda, aumento na arrecadação de impostos, qualificação de mão de obra, especialmente técnica e investimentos socioambientais na comunidade.

O projeto da UTE Norte Catarinense encontra-se em fase de licenciamento ambiental e foi apresentado na Câmara Municipal de Garuva e na Associação Empresarial de Joinville no final de agosto. O Relatório de Impacto Ambiental está disponível para consulta pública nas bibliotecas de Garuva, Itapoá, Guaratuba, Joinville e São Francisco do Sul, além das secretarias de meio ambiente e/ou prefeituras dos municípios citados.

Com capacidade de 600 MW, a UTE Norte Catarinense poderá gerar energia elétrica equivalente ao consumo de energia de uma cidade com população de 1,8 milhão de pessoas. O empreendimento tem prazo de instalação previsto de 32 meses, ao longo dos quais irá criar até 800 postos de trabalho nas áreas da construção civil e eletromecânica. “A implantação da Usina Termelétrica Norte Catarinense está condicionada a diversos fatores, entre os quais a obtenção da Licença Prévia, a realização de um leilão de energia com preços competitivos, o ambiente macroeconômico e o sucesso da Tractebel Energia neste eventual leilão”, explica o diretor Técnico da UTE Norte Catarinense, Guilherme Ferrari.  

A Tractebel é a maior empresa privada de geração de energia do país, com mais de 80% de sua energia procedente de fontes renováveis. Com sede em Florianópolis, conta com um parque gerador composto por 28 Usinas em operação, o que corresponde à capacidade instalada de 8.765 MW, localizadas em 12 estados brasileiros, onde trabalham mais de mil funcionários. A empresa atende às principais concessionárias de distribuição de energia do país e mantém um número significativo de clientes industriais.

Usinas Termelétricas têm importante papel estratégico, pois funcionam em regime de complementação da energia gerada pelas hidrelétricas, com a possibilidade, também, de fornecer energia em caráter permanente, principalmente para centros de grande consumo. O interesse e o investimento em usinas termelétricas a gás natural estão ligados principalmente à busca por fontes de energia que ofereçam segurança de suprimento ao sistema elétrico brasileiro.

 

 

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION