TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

O presidente da Câmara de Vereadores de Itapoá Daniel Silvano Weber acompanhado pelo vereador Thomaz Shon participaram da audiência realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa sobre a organização hospitalar de Joinville e região. O evento ocorreu na sede da Associação Empresarial de Joinville (Acij), sendo que o presidente Daniel participou da mesa a convite do proponente da audiência pública, deputado Dalmo Claro (PMDB), o qual justificou a necessidade do debate devido a deficiência da área hospitalar existente na região.

“Temos uma carência muito grande, que tende a se acentuar no futuro com o crescimento da população, e isso preocupa”, disse. Na opinião dele, a região precisa de um hospital moderno, que atenda as necessidades locais. “Queremos levantar as sugestões para definir as diretrizes e orientar os investimentos em saúde.” déficit de leitos hospitalares

Os leitos existentes somam 844 no município. Para atender a necessidade preconizada, de três leitos para cada mil habitantes, seriam necessários 1.377 leitos, conforme Dalmo Claro. Ele sugeriu medidas para otimizar o aproveitamento dos hospitais existentes, como a especialização do Hospital São José em pronto-socorro.
SUS defasado

Já o deputado Vicente Caropreso (PSDB) atribuiu os problemas do sistema hospitalar catarinense à defasagem dos valores repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Discussões como esta são importantes para fazermos um diagnóstico. Precisamos reivindicar medidas urgentes”, opinou.
A secretária de Saúde de Joinville, Francieli Cristini Schultz, informou que a folha de pagamento da prefeitura de Joinville dos servidores da área da saúde representa R$ 10 milhões mensais. “O custeio do Hospital Municipal São José consome 10% do orçamento do município, por isso a prefeitura não teria condições de contribuir com um novo hospital”, adiantou.
Importante
Entre as sugestões, o médico Henrique Antônio dos Reis, oncologista do Hospital São José, oficializou a reivindicação da Associação Joinvilense de Combate ao Câncer para construção de um hospital do câncer em Joinville. Esse hospital poderia ser construído junto à instituição Bethesda, em Pirabeiraba, conforme sugestão dele.

Para Daniel, Itapoá necessita com urgência de uma reestruturação total no sistema de saúde, sendo necessários ivestimentos pesados no setor.

“Somos conhecedores que a construção de um hospital em Itapoá por enquanto é utopia, e não podemos, nem vamos iludir a população, mas podemos trabalhar duro para que o atual sistema seja melhorado, pois hoje ele atende a demanda, mais se prosseguir este índice de crescimento logo vai encontrar sérios problemas”, diz Daniel.

Texto: Lisandrea Costa – Agência AL – com adaptções do informativo urubuzaoItapoa  

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION