ABASTECIMENTO DURANTE A TEMPORADA DE VERÃO
Neste verão o abastecimento de água em Itapoá está sofrendo interrupções com falta de água em algumas regiões do município, uma vez que o atual sistema de abastecimento de água não consegue atender a grande demanda na temporada, quando a população aumenta consideravelmente.
A intermitência no abastecimento durante a temporada será solucionada no próximo verão, com a construção de um novo sistema de abastecimento de água. A nova estação de tratamento de água (ETA) de Itapoá terá capacidade de 350 litros por segundo, o que atende a demanda ao longo do ano e no pico do consumo durante a temporada.
Três módulos da estação, que será metálica, já estão em construção e, se estivessem instalados resolveriam a intermitência nesta temporada. Porém, devido à demora na emissão da licença ambiental, protocolada em fevereiro, a instalação e operação da nova ETA não pode ser iniciada. Por isso neste verão será necessário economizar água tratada e combater o desperdício.
INVESTIMENTOS NESTES 2 ANOS DE CONCESSÃO
Para modernizar e melhorar o sistema de distribuição a concessionária já investiu mais de R$ 17 milhões em Itapoá ao longo destes 2 anos. Foram implantados mais de 15 mil metros de rede de abastecimento, atendendo mais de 2.000 novas residências, e 25 mil metros de novas adutoras, que interligadas proporcionam maior vazão de água, e melhoram a pressão na rede.
O combate às perdas também interfere na quantidade e qualidade de água disponível na rede, em dois anos a Itapoá Saneamento reduziu a perda de água tratada em 10% adotando a gestão de perdas, que consiste em pesquisa e reparo de vazamentos, instalação de medidores de vazão para contabilizar o que é produzido e também a substituição do parque de hidrômetros da cidade.
O atendimento ao público também foi reforçado. Para este verão foi instalado um Totem de autoatendimento para emissão de 2ª via da fatura e também foram contratados funcionários para auxiliar o atendimento presencial no escritório e via 0800-643-2750 para serviços emergenciais, que foi personalizado e atende 24h ligações de telefones fixos, sejam eles públicos ou privados. Para realizar ligações de celular o cliente pode ligar para 47-3443-6464. Além disso, haverá plantão nos finais de semana dos feriados de natal e ano novo, período que a cidade recebe o maior número de turistas.
Para esta temporada, a concessionária já iniciou a campanha de consumo consciente com o objetivo de conscientizar a população a reduzir o desperdício de água tratada. Também está interligando as adutoras implantadas este ano à rede existente. Além disso, a concessionária irá disponibilizar caminhões pipa para abastecer os pontos críticos da cidade.
No total serão 70 mil Litros em cinco caminhões, que vão circular pelo município obedecendo à escala de regiões programada pela concessionária, abastecendo os moradores das 08h até às 19h. O abastecimento é prioritário para postos de saúde, P.A., creches, casas assistenciais e órgãos públicos, como prevê o regulamento.
A Concessionária lembra a importância dos clientes fazerem o registro do desabastecimento para auxiliar a identificar novos pontos críticos. Para contatar a Itapoá Saneamento o cliente pode: ligar para o telefone 3443-6464 ou de um telefone fixo para 0800-643-2750; dirigir-se ao Atendimento ao Cliente localizado na Rua Lindóia, nº 328 ou acessando nosso site www.itapoasaneamento.com.br na aba Fale Conosco.
ATENÇÃO
• A localização dos caminhões será divulgada via site da concessionária diariamente;
• O abastecimento via caminhão pipa é gratuito;
• Os veículos estão identificados e numerados;
• Caso veja alguma irregularidade denuncie indicando o nº do veículo, horário e região;
• Os caminhões não enchem piscinas;
• Os funcionários da Itapoá Saneamento não estão autorizados a entrar nas residências de nenhum morador;
• É necessário que os moradores se dirijam aos caminhões;
• O abastecimento é prioritário para postos de saúde, creches, casas assistenciais e órgãos públicos;
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita cerca de 110 litros de água por dia para consumo e higiene. No Brasil durante o ano o consumo é em torno dos 150 litros e no verão pode ultrapassar os 200 litros/dia.
Tão importante quanto aumentar a quantidade de água disponível, é utilizá-la de forma consciente. Veja o que você pode fazer para evitar o desperdício de água tratada e ainda economizar no final do mês:
O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO E ECONOMIZAR NO FINAL DO MÊS
FORA DE CASA:
• Para limpar a calçada e a área externa de casa deixe a mangueira de lado. Em 15 minutos lavando a calçada com a mangueira são perdidos mais de 250 litros de água. Com uma vassoura, a economia é de 100%.
• Fazer a limpeza do carro com mangueira pode gastar até 500 litros em meia hora. Utilizando panos e balde você gasta apenas 40 litros.
• Para regar as plantas, prefira o regador. Uma dica de economia é regar as plantas no início da manhã ou à noite, principalmente no verão, pois reduz a perda de água por evaporação.
• Se em sua casa tiver piscina, utilize o mês de novembro para enchê-la. Uma piscina média suporta entre 20.000 e 30.000 litros de água. Enchendo antes do período de maior consumo o sistema não é sobrecarregado e você não deixa de aproveitar! Tratar a água e manter a piscina coberta também é muito importante, pois reduz a perda de água pela evaporação.
• Na sua casa tem caixa d’água ou cisterna? É muito importante que você tenha uma reserva em casa, porém é necessário mantê-las limpas! Veja no site www.itapoasaneamento.com.br o passo a passo da limpeza.
DENTRO DE CASA:
• Vazamentos internos geram grande desperdício de água tratada. Entre no site da empresa e faça os testes do Guia Rápido para Detectar Vazamentos. Realize os testes e conserte os vazamentos, dessa forma você evita o desperdício e economiza no final do mês.
• Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba. Abrindo a torneira apenas quando for enxaguar você evita o desperdício e economiza no final do mês.
• Cinco minutos de banho são suficientes para higienizar todo o corpo. Um banho de 15 minutos consome mais de 130 litros de água, se forem 5 minutos, o consumo cai para 45 litros. Feche o registro quando for se ensaboar dessa forma o consumo é ainda menor.
• Antes de lavar a louça joguem no lixo os restos de comida, enxágue e feche a torneira quando for ensaboar. Abra a torneira somente na hora de enxaguar.