Os pais devem ficar alerta aos sintomas de insolação ou exaustão por calor.
Uma onda de calor excessivamente quente, e úmida atingiu grande parte do País, incluindo Itapoá. Nos últimos dias, os termômetros registraram uma média de 36º, oscilando entre 34º e 39º.
As altas temperaturas, ventos fracos, umidade relativa do ar altíssima e níveis de raios ultravioletas em seu limite máximo, podem causar doenças e morte por hipertermia, em especial aos idosos, crianças e pessoas doentes. Neste período, o cuidado deve ser redobrado, pois mesmo com o tempo nublado e com ausência de sol, o nível de U.V. continua muito elevado.
A onda de calor também é responsável pelo aumento do consumo de energia elétrica devido à utilização de produtos como: ventiladores, ar condicionado, geladeiras, etc., aumentando também consideravelmente a valor destes bens no mercado, provocando a falta dos mesmos nas prateleiras das lojas.
Segundo as previsões dos institutos de meteorologia, a temperatura tende a cair ainda nesta semana com a possível entrada de uma grande frente fria que vem trazendo uma grande massa de ar polar. A questão é que além de resfriar a temperatura, o choque provocado pelas massas quente e fria pode originar tempestades em várias áreas do País.
Doenças comuns no verão
Insolação
Inclui: confusão, perda de consciência e convulsões. A insolação é uma emergência médica que pode resultar em morte! Procure socorro médico imediatamente.
Exaustão por calor
Inclui: náuseas, cefaléia, tontura, fraqueza, irritabilidade, sede e transpiração intensa.
Cãibras de calor Inclui: Dores intensas ou Erupção cutânea, também conhecida como brotoeja.
Apesar do tempo chuvoso, o alto índice de raios ultra-violeta permanece, devendo abaixar nesta quarta e quinta-feira, voltando novamente ao extremo no final de semana.