Com pouca fila, e sem nenhum incidente de expressão, os itapoaenses foram às urnas exercerem seu direito a escolha dos candidatos para presidência da República, senador, e deputados federais e estaduais. O maior Colégio eleitoral do município (Nereu Ramos), não apresentou aglomerações, sendo reduzido o tempo de espera dos eleitores.
Para presidência da República a decisão ficou para o segundo turno com a disputa centralizada nos candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves. Para o governo do estado não haverá 2º turno, pois o candidato Raimundo Colombo foi reeleito com 51,36% dos votos válidos, totalizando 1763735 milhões de voto e Dário foi eleito senador com 42,82% dos votos.
Para a Assembleia federal se elegeram:
Esperidião Amim, João Rodrigues, Mauro Mariani, Jorginho Mello, Peninha, Pedro Uczai, Marco Tebaldi, João Paulo Kleinubing, Jorge Boeira, Valdir Colatto, Décio Lima, Cesar Maldaner, Ronaldo Benedet, Carmem Zanotto e Geovania de Sá.
Para a Assembleia estadual se elegeram:
Do PMDB: Valdir Cobalchini, Aldo Schneider, De Nadal, Gean Loureiro, Chiodini, Ada de Luca,Titon, Antonio Aguiar, Moacir Sopelsa e Dirce Heiderscheidt.
Do PSD: Gelson Merisio, José Nei Ascari, Ismael dos Santos, Milton Hobus, Jean Kuhlmann, Darci de Matos, Kennedy Nunes, Mauricio Eskudlark e Gabriel Ribeiro
Do PP: Zé Milton, João Amin, Valmir Comin e Sílvio Dreveck
Do PT: Luciane Carminatti, Padre Pedro, Dirceu Dresch, Ana Paula e Neodi Saretta
Do PSDB: Serafim Venzon, Leonel Pavan, Marcos Vieira e Dr. Vicente
Do DEM: Parisotto
Do PPS: Ricardo Guidi
Do PDT: Rodrigo Minotto
Do PR: Natalino Lazare e Mário Marcondes
Do PCdoB: Valduga
Do PSB: Patrício Destro e Salvaro
Dos 40 deputados estaduais eleitos, somente 12 estão no primeiro mandado sendo que 38 conseguiram a reeleição. O ex-deputado Nilson Gonçalves não conseguiu se reeleger, sendo uma das surpresas desta eleição a nível estadual.