Há um ano quando em uma seção da câmara cobrei do executivo a abertura da licitação do transporte hidroviário de passageiros Centro Histórico – Vila da Glória, após a seção uma secretária do primeiro escalão do executivo francisquense me informou que o Deter já havia concedido a uma empresa a concessão do transporte hidroviário entre os municípios de Joinville, Itapoá e São Francisco do Sul com escala na Vila da Glória e que a empresa já havia adquirido dois barcos tipo Jet Bus.
Conforme um artigo do jornal Correio Francisquense, a informação da secretária parece ter fundamento e está prestes a se concretizar.
Em viagens pelo Brasil e exterior observei que estamos bem atrasados em termos de transporte hidroviário de pequeno percurso, pois embarcações similares ao Jet Bus já circulam em outros lugares há décadas.
Ouvi opiniões de pessoas sobre o assunto e dentre elas é que não haverá demanda de passageiros para estes barcos. Não vejo assim, porque se houver sincronia de horários e se o preço da passagem for competitivo com o modal rodoviário, haverá a migração de muitos usuários deste transporte para o hidroviário. Outro fator que acredito que vai contribuir para suprir a demanda de passageiros será o fluxo de turistas, pois muitos destes serão atraídos para um confortável, seguro e belíssimo passeio pelas águas da Baía Babitonga.
Joel Souza
Distrito do Saí, 26/09/14.