TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

No início foi uma novela, onde a grande maioria apostava que a obra não sairia do papel, mas para a Família Battistella era somente o início de mais uma empreitada que dependia somente de perseverança e competência para se tornar realidade o que hoje é um dos maiores empreendimento logístico do País.

No início, os idealizadores aguardaram mais de uma década pela liberação dos órgãos federais. O Conselho do Conglomerado Battistella criou a nova empresa Itapoá Terminais Portuários Ltda., em 01 de julho de 1996 e em 01 de dezembro de 1997 foi transformada em Sociedade Anônima. Em 1997, a Planave, sob a orientação da Previplan Consultoria e Planejamento, apresentou o memorial descritivo das obras de implantação do Terminal Portuário, sendo lançada a pedra fundamental em 22 de dezembro de 2005, com início efetivo da obra em julho de 2007 e inaugurado em 22 de dezembro de 2010, iniciando as operações em 16 de junho de 2011.

 

Muito trabalho

 Foi na década de 1990 que o Conglomerado Battistella iniciou o fretamento de navios para exportar ospellets de madeira e sentiu as deficiências dos portos brasileiros, com os altos custos provocados pelas filas de espera dos navios e dos caminhões. Esta necessidade foi o motor que inspirou o investimento em um porto privado, mas que esbarrava na legislação da época.

Em 1994, após uma primeira tentativa de implantar um terminal próprio dentro do Porto de São Francisco do Sul, que não evoluiu em decorrência de aspectos técnicos, iniciaram-se buscas de novos locais para o empreendimento.

Engenheiro Aeronáutico de formação, o empresário Hildo José Battistella adora voar. Foi num sobrevoo pelo litoral norte de Santa Catarina que percebeu que a cor do mar na região de Itapoá, parte continental da Baía da Babitonga, era mais escura, o que indicava maior profundidade.

O empresário Hildo Battistella lembrou emocionado durante a cerimônia da determinação herdada de seu pai o gaúcho de Bento Gonçalves, Emílio Fiorentino Battistella, o qual criou em 1949, o Conglomerado Battistella que resultou em mais de 22 empresas de grande porte. Num curto pronunciamento, o empresário agradeceu as autoridades responsáveis pela nomenclatura da Rua Emílio Battistella em homenagem a seu pai, lembrando dos esforços dos prefeitos que viabilizaram a instalação da empresa: Ademar Ribas do Valle, Ervino Sperandio e Sérgio Ferreira de Aguiar.

 

Em 1995, o diretor da Battistella, José Suppi, com o apoio do ex-prefeito de Itapoá, Ademar Ribas do Valle, descobriu o projeto de um porto militar cuja área de  1,6 milhão de m² entre as localidades do Pontal e da Praia da Figueira, havia sido desapropriada pelo Governo Estadual em 1978. Como a Base Naval acabou instalando-se no Porto de Rio Grande (RS), a área retornou para os herdeiros dos antigos proprietários.  Em 03 de setembro de 1996, o então prefeito Sérgio Ferreira de Aguiar sancionou a lei municipal número 139/96 que declarou a área de vocação portuária. O apoio do prefeito Ervino Sperandio, cuja atual gestão iniciou em 2009, foi fundamental para viabilizar obras de infraestrutura no entorno do Porto. A parceria entre o Porto e o Governo Municipal  também se estende às ações culturais, sociais e ambientais.

Outra obra importante para o município de Itapoá foi a SC-416 para a qualem 03 de março de 2008, o governador Luiz Henrique da Silveira repassou a ordem de serviço do DEINFRA à Empreiteira Fortunatto para início das obras de retificação e pavimentação da então SC-415.

 

Administração

Por trás de um grande homem sempre existe um excelente mulher, e como não poderia ser diferente, por trás de um grande empreendimento tem de haver um excelente administrador. Com o pensamento de crescer rápido, aliando competência e qualidade, os investidores apostaram num profissional altamente qualificado para ficar a frente das operações. Sempre humilde e com visão futurística, chegou a Itapoá em dezembro de 2010, o novo diretor comercial Patrício Junior, o qual de imediato já mostrou por que veio. Em pouco tempo, já ocupou o cargo de superintendente do Porto, e posteriormente o de presidente, sempre apresentando uma administração dinâmica de resultados, apostando em sua equipe, valorizando cada um de seus funcionários, os quais na somatória tem obtido recordes em cima de recordes.

Até o mês de maio, o Terminal já havia recebido mais de 1.300 navios e movimentado aproximadamente 1 milhão de Teus, além de ter batido vários recordes de produtividade. Investindo nas pessoas e na comunidade, o Porto Itapoá também gerou cerca de 700 empregos diretos e mais de 2 mil empregos indiretos. Em função do empreendimento o município já arrecadou quase R$ 10 milhões de ISS (Imposto Sobre Serviços) desde o início das operações, em junho de 2011.

Evento

Durante a comemoração várias pessoas receberam homenagens por serviços prestados ao Porto, todas entregues por menores aprendizes, um dos inúmeros programas realizados pelo Porto em prol da comunidade, já que a empresa valoriza muito a área social.

Além das autoridades locais e convidados, também se fizeram presentes na solenidade os diretores Cássio Schreiner (financeiro), e Marcio Guiot de operações.

“Nosso esforço, hoje, é a ampliação do Porto Itapoá, que já se encontra com alguns gargalos. Tão logo tenhamos os marcos legais definidos, poderemos ter os valores a serem investidos. Itapoá é o novo foco no momento, e provavelmente para os próximos cinco anos” encerra Hildo Battistella que foi a pouco tempo agraciado com a medalha ao mérito Carl Franz Albert Hoepcke.

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION