TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

 

Equipes de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá e Região trabalharam desde ontem as 18h:30m nas imediações do Balneário Cambijú na tentativa de resgatar uma vítima de afogamento que desapareceu no local.

Marcos Sartori Alves, de 37 anos, residente no Município de Rio Negrinho-SC. passava suas férias em Itapoá, e conforme informações extraoficiais foi vítima de um lagamar, os quais são comum na orla, sendo identificadas por bandeiras vermelhas colocadas à beira da praia.

Na ocasião do acidente, quatro pessoas foram arrastadas pela correnteza marítima.,sendo que três foram salvas numa ação rápida dos guarda-vidas, mas infelizmente Marcos afundou e não pode ser localizado, sendo encontrado nas proximidades das Pedras somente hoje por volta da 10h00m.

Perigo

O Lagamar ou correntes de retorno ou agueiros podem ser definidos como o refluxo do volume de água que retorna da costa de volta para o mar, em virtude da força gravitacional. Também é conhecida como maré de retorno, rip current, lagamar ou simplesmente vala, devido ao canal rompendo o banco de areia criado pelo o escoamento da água. Apesar das correntes de retorno existirem independentemente aos fenômenos das marés, as quais podem intensificar o perigo das correntes de deriva, em especial na maré baixa. A velocidade do fluxo de água retornando ao mar pode variar de 0,5 m/s a até 3,5 m/s.

As autoridades alertam sobre o perigo dos lagamares, intensificando o alerta para que os banhistas não permaneçam nos locais sinalizados pelas bandeiras vermelhas, buscando brincar nas proximidades dos postos de Salvavidas.

Fontes: Rádio Itapoá Fm / wikipedia

Foto ilustrativa: www.informesuldailha.com

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION