TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

                                                       

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa começa a incomodar certos setores da magistratura, que querem participar das decisões. As três maiores entidades de juízes do país (AMB, Ajufe, e Anamatra), afirmaram que ele vive uma situação de "isolacionismo" e "parte do pressuposto de ser o único detentor da verdade".

 

O texto rebate críticas de Barbosa a juízes, entre elas a de que os magistrados têm mentalidade "pró-impunidade".

Segundo a nota, as declarações mostram "a forma preconceituosa, generalista, superficial e, sobretudo, desrespeitosa com que o ministro Barbosa enxerga os membros do Poder Judiciário brasileiro".

De acordo com o texto, as associações "não têm sido ouvidas [por Barbosa]" e "a violência simbólica das palavras do ministro acendem o aviso de alerta contra eventuais tentativas de se diminuírem a liberdade e a independência da magistratura brasileira. A sociedade não pode aceitar isso", diz os representantes das entidades.

Da redação

Barbosa vem se destacando por não participar da grande rede de corrupção instalada no País, demonstrando um caráter incorruptível, colocando a Justiça acima de qualquer interesse. Nas redes sociais, ele está sendo previsto como um futuro candidato a presidência da República, onde igualmente aos Estados Unidos, seria o primeiro Negro a ocupar o cargo no País. Segundo entrevistados, é normal que vários seguimentos comecem a ‘minar’, as forças de Barbosa, o que pode não ser este caso. 

Fonte: Folha de São Paulo

 

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION