TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

                                                            

O Sindijor (Sindicato dos Jornalistas do Paraná), ao lado de 29 entidades (organizações e movimentos sociais do estado), aprovou, em junho deste ano, o documento “Por uma TV Educativa Pública, de qualidade e respeito aos trabalhadores”. Este abaixo assinado tem o objetivo de apoiar a denúncia que o Sindicato fez a Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE) RTVE. Para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas, o tema é de toda a sociedade.

Agora o Sindijor-PR convoca os jornalistas, bem como as entidades da sociedade civil, o movimento social e sindical, as organizações no interior da Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC – seção do Paraná), para pautar, difundir e mobilizar em torno da situação da RTVE, cuja orientação hoje atenta contra a perspectiva de uma comunicação democrática, popular e de acordo com os interesses da maioria da população.

Segue redação:

Convocatória do Sindijor-PR sobre a situação da RTVE

1. Desde 2012, o Sindijor-PR denuncia as más condições de trabalho para os jornalistas profissionais da RTVE, o que inclui precarização, sobrecarga de trabalho, estágios irregulares e demissões no interior da rádio e da TV. O caráter público da emissora também é deixado de lado, na ausência de uma programação ampla e na falta de participação da sociedade civil nos rumos da emissora.

2. Neste semestre, ficaram evidentes o aparelhamento e o cerceamento ao trabalho dos profissionais, o que levou, após pressão política do atual governo, à demissão de jornalistas da Rádio Educativa do Paraná.

3. Em agosto deste ano, 22 entidades da sociedade civil reafirmaram a crítica à atual gestão do governador do estado, Carlos Alberto Richa (PSDB), caracterizada pela precarização de serviços essenciais e públicos, o que se reflete no aumento das tarifas no serviço de água, energia, pedágios, somada às más condições nas áreas da saúde e educação. Entre as pautas do encontro, também esteve presente a denúncia da atual gestão da Rádio e TV Educativa do Paraná (RTVE).

Diante desse cenário, o Sindijor-PR convoca:

Os jornalistas, bem como as entidades da sociedade civil, o movimento social e sindical, as organizações no interior da Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC – seção do Paraná), para pautar, difundir e mobilizar em torno da situação da RTVE, cuja orientação hoje atenta contra a perspectiva de uma comunicação democrática, popular e de acordo com os interesses da maioria da população.

O Sindijor-PR também exige:

Reunião com o presidente da RTVE, Flávio de Oliveira Costa. A pauta é a exigência do compromisso firmado, ainda em 2012, com o Secretário de Comunicação estadual, Marcello Catani, quando havia sido sinalizado atendimento às pautas do sindicato até novembro de 2012, entre as quais:

a) concurso público 
b) regularização das formas de contratos irregulares;

c)- Acrescentamos também o debate sobre estágio no interior da emissora;

Texto: Sindijor/PR (*foto: Pedro Serápio)

 

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION