O Porto Itapoá iniciou nesta terça-feira, 16, uma força-tarefa de recuperação das vias públicas que eram utilizadas pelos caminhões de contêineres. A ligação entre a Av. Beira Mar 5 com a Estrada da Jaca, na Figueira do Pontal, foi utilizada por um ano e meio pelos caminhões que tinham destino ou origem ao Porto Itapoá.
Antes do início das operações do porto, a mesma estrada não possuía pavimentação asfáltica. Para utilizá-la, o terminal investiu aproximadamente 2 milhões de reais na pavimentação completa do trecho de pouco mais de 3 km.
Com a abertura da B-1, obra de 3 km construída pelo Porto Itapoá, a antiga rota dos caminhões deixa de ser utilizada para o transporte de contêineres. Porém, como durante este período parte da estrada sofreu desgastes com o trânsito de veículos pesados, o Porto, juntamente com a empreiteira Vogelsanger e a Secretaria de Obras do Município, vai recuperar todo o trecho, eliminando os buracos e deformidades da pista.
Ao longo da semana, parte da estrada deve ficar interditada, o que não impedirá o trânsito de veículos pelo local, com exceção para a manutenção da ponte da Figueira do Pontal, que paralisará a passagem por aproximadamente quatro horas, a partir das 10h da manhã de quinta-feira.
De acordo com a legislação municipal e o interesse do Porto em oferecer o mínimo de impacto possível à sua vizinhança, esta obra visa confirmar o compromisso do Porto Itapoá com a cidade e com as pessoas.
Ao longo do trecho em obras, placas de sinalização devem orientar pedestres e motoristas para ter atenção e cuidado ao transitar pelo local.
Texto: EDM Logos Foto: Gazeta de Itapoá