Com os novos parâmetros estabelecidos pela Marinha do Brasil, somente no Porto Itapoá a geração extra de volume pode chegar a 400 contêineres por navio
O canal de acesso dos navios que atracam na Baía da Babitonga, nos Portos de Itapoá e São Francisco do Sul, passaram por nova avaliação da Marinha do Brasil e novos parâmetros operacionais foram definidos, o que possibilita a utilização de maior capacidade nos navios de grande porte para os dois portos.
De acordo com a Portaria Nº 34/2015, na Capitania dos Portos de Santa Catarina, o aumento chegou a ampliar em 1 metro o calado dos navios de 300 metros de comprimento, por 48 metros de largura, o que habilita essas embarcações a entrarem e saírem do canal de acesso durante a noite. A Portaria anterior limitava a operação desses navios ao período diurno, principalmente em função da largura de 48 metros.
Para os navios maiores, acima de 330 metros, com largura igual ou inferior a 43 metros, o calado foi ampliado em 0,5 metros e, também conseguirão realizar manobras noturnas. Em Santa Catarina apenas os portos de Itapoá e Imbituba recebem navios com essas dimensões e, a partir do novo parâmetro, possibilitando o acesso noturno dessas embarcações, a expectativa é que a movimentação no Porto Itapoá seja ampliada em até 15%.
Como exemplo, um navio com as dimensões do Aliança Itapoá (334 x 43 metros) possui um calado máximo de 12 metros. Para acessar o Porto Itapoá, sua capacidade de carga não poderia ser utilizada em sua plenitude devido às limitações do canal de acesso, que permitia a entrada do navio com um calado em torno de 9 metros apenas, e durante o dia exclusivamente. Agora, com o novo parâmetro, o aumento chegou a 9,5 metros de uso de calado, podendo, após um período de teste, passar a 10 metros.
Em termos de volume o Porto Itapoá já divulga há pelo menos dois anos um cálculo que indica que cada centímetro de calado a mais em um navio, são viabilizados 8 contêineres a mais, por embarcação. Com o acréscimo de 0,5 metros de calado, ou 50 centímetros, para os navios acima de 330 metros de comprimento, o ganho chega a 400 contêineres a mais por navio. Transformando isso em geração de renda, pode-se atribuir que com este novo parâmetro os navios como o Aliança Itapoá poderão gerar a mais aproximadamente US$ 400 mil por atracação(valor total entre taxas/impostos e geração de serviços em geral), somente no Porto Itapoá.
Em quase 4 anos de operação, esta é a terceira portaria expedida pela Marinha do Brasil, ampliando os parâmetros operacionais para o acesso de embarcações na Baía da Babitonga. O local é um dos mais favorecidos do Brasil em termos de profundidade, com áreas que chegam a mais de 30 metros e, 17 metros nos berços de operação do Porto Itapoá, por exemplo. A restrição é específica no canal de acesso, que hoje possui 14 metros de profundidade, porém, com restrições na sua largura, que limitam a movimentação dos navios de grande porte que começaram a operar em águas brasileiras desde 2013.
As melhorias só foram possíveis devido ao comprometimento profissional dos Práticos da Baía da Babitonga e da Marinha do Brasil,que pautam este tipo de avaliação eparametrização sempre com o foco na segurança da navegação.
A expectativa é que ainda este ano o Governo Estadual e Federal executem a dragagem de manutenção do canal, o que deve ampliar ainda mais os parâmetros operacionais da Baía. Está em andamento também o EIA/RIMA, conduzido pelo Porto Itapoá e a Autoridade Portuária de São Francisco do Sul, para o alargamento e aprofundamento do mesmo canal, que buscará a elevação dos parâmetros para os navios de 350-400 metros de comprimento que já estão em operação em outros continentes desde 2012.Em declarações recentes do Governo do Estado, existe o comprometimento em atenderuma série de demandas ligadas ao setor produtivo na região Norte do Estado, entre elas a dragagem de aprofundamento do canal de acesso aos Portos de Itapoá e São Francisco do Sul.
Abaixo seguem as tabelas com os indicativos dos novos parâmetros do Canal de Acesso da Baía da Babitonga:
Navegação Diurna
Comprimento |
Calado |
320 à 336 metros |
11 metros |
310 à 320 metros |
11,5 metros |
300 à 310 metros |
12 metros |
260 à 300 metros |
12,2 metros |
245 a 260 metros |
12, 5 metros |
Até 245 metros |
12,8 metros |
Navegação Noturna
Comprimento X Largura |
Calado |
300 X 43 metros |
11 metros |
300 X 46 metros |
10,5 metros |
335 X 43 metros e 300 X 48 metros |
9,5 metros (após 9 manobras utilizará 10 metros) |
Comunicação Corporativa – Porto Itapoá
ALBERTO MACHADO
Comunicação, Marketing e Relações Institucionais