A ISO 9001 é uma norma que especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias nos processos e atividades da empresa garantindo a satisfação de seus clientes
Nesta segunda-feira, dia 24, o Porto Itapoá recebeu o certificado ISO 9001:2008. O processo de certificação ocorreu por meio de uma auditoria realizada de 10 a 13 de março, pela certificadora SGS. Inaugurado em junho de 2011, o Terminal conquistou esse reconhecimento em tempo recorde para os padrões do segmento portuário nacional, demonstrando mais uma vez que foi concebido para ser referência em qualidade, produtividade e segurança.
“A adoção do Sistema de Gestão da Qualidade foi uma decisão estratégica do terminal. Essa certificação comprova que o terminal é capaz de fornecer serviços de qualidade que atendam às necessidades e as expectativas de nossos clientes, e que estamos em conformidade com a legislação e outros requisitos aplicáveis. Também é mais uma prova do comprometimento de toda a nossa equipe”, afirma o presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior.
Com foco em alta performance, o empreendimento tem batido recordes de operação e, no ano passado, movimentou 486.722 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Atualmente o Porto Itapoá já é o segundo porto em Santa Catarina em movimentação de cargas em contêineres.
Graças às águas profundas da Baía da Babitonga e a moderna infraestrutura do terminal, hoje o Porto Itapoá está preparado para receber as maiores embarcações que operam em águas brasileiras. Este seria um dos motivos para o rápido crescimento do Terminal. Até dezembro de 2013, 1.146 navios já atracaram no porto, sendo 583 embarcações somente no ano passado.
O terminal também possui o ISPS Code, que foi concedido em maio de 2011 pela Comissão Nacional de Segurança dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos).