Integrantes do Sistema de Emergência de Itapoá receberam treinamentos do Sistema START. Os trabalhos ocorreram no último sábado (30), na Associação dos Servidores Públicos de Itapoá, através de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Instituto Catarinense de Educação, para treinar os profissionais da área a agir em emergências onde o número de vitimas seja maior que o de agentes de socorro.
A capacitação foi um sucesso, todos os presentes - por mais que apresentassem experiência na área - participaram e demonstraram grande interesse. Ao final, foram feitos comentários elogiando a iniciativa da Secretaria da Saúde e do Instituto. Em sua fala, o médico do PA 24 Horas, Alberto Bauer Filho, ressaltou que estava ali para aprender e falou da importância do treinamento para o Município.
Também estiveram presentes Polícia Militar, profissionais do Pronto Atendimento 24 Horas e Secretaria de Saúde, Defesa Cilvil, equipe do SAMU , Corpo de Bombeiros e colaboradores da Itapoá Saneamento.
Saiba mais sobre o START
Se a ocorrência supera a capacidade de resposta da guarnição do CB (Corpo de Bombeiros) que primeiro chegar ao local, inicia-se um processo de triagem para avaliar e tratar a maior quantidade possível de vítimas com potencial de recuperação. Se a guarnição se detém no atendimento de uma única vítima, todos os demais poderão não receber auxílio.
Atualmente é o modelo adotado pela Associação de Chefes de Bombeiros do Estado da Califórnia nos EUA. START é a abreviatura de Simple Triage And Rapid Treatment (Triagem Simples e Tratamento Rápido) .
· Sistema de triagem simples.
· Permite triar uma vítima em menos de um minuto.
Esse método foi desenvolvido para o atendimento de ocorrências com múltiplas vítimas, pois permite a rápida identificação daquelas vítimas que estão em grande risco de vida, seu pronto atendimento e a prioridade de transporte dos envolvidos mais gravemente feridos.
Da Assessoria de Imprensa da PMI com informações do site do Corpo de Bombeiros
http://www.bombeirosemergencia.com.br/start.html