Itapoá cresceu, e irá se desenvolver rapidamente e, infelizmente nada de concreto está sendo realizado para aumentar a infraestrutura do município. Nos últimos anos a renda da cidade teve uma considerável alta com o início das operações do Porto Itapoá, sendo realizadas neste período duas grandes obras: O prédio da Prefeitura, e, o da Câmara.
O setor de saúde e educação são os que mais absorvem o impacto deste crescimento, sendo necessários investimentos pesados para fazer frente ao aumento da demanda que deve ocorrer em breve, já que novas empresas estão se instalando no município, estando previsto também a duplicação nas operações do Porto, o que resultará em aumento de funcionários, que gerará mais recolhimento de impostos, e com certeza um aumento populacional.
Logo atrás da saúde e educação está o trânsito. O número de veículos aumentou consideravelmente no município, em especial na época da temporada. Itapoá não possui nenhum semáforo para controlar o tráfego nas áreas de trânsito mais intenso, como: no cruzamento da Celso Ramos com a Avenida André Rodrigues de Freitas e, o da André, com a Avenida do Príncipe.
Vários outros cruzamentos oferecem perigo aos motoristas e pedestres, mais estes dois, necessitam com urgência dos semáforos, antes que graves acidentes ocorram no local. O município nem ao menos apresenta placas indicativas nas vias, sendo que Avenidas como a Ana Maria de Freitas é uma verdadeira ‘roleta russa’, pois os visitantes que não conhecem a cidade, não a reconhecem como preferencial –já que não possui pavimentação-, seguindo o código de trânsito, que da a preferência para quem vem da direita. Todos os dias, é comum presenciarmos verdadeiras manobras de motoristas que freiam bruscamente para não colidir, já que para os moradores locais, a avenida ‘é’ preferencial.