Um antigo problema continua causando preocupações aos moradores do Município de Itapoá. A Erosão Costeira esta aumentando a cada dia, sem que nada possa ser realizado efetivamente para solucionar o problema. São inúmeros estudos e projetos para amenizar a questão, mas nenhum que possa ser executado em curto prazo para evitar novos prejuízos como o ocorrido no último mês de setembro.
Prefeitura
Esta gestão já se mostrou preocupada com o assunto, sendo que o prefeito Sérgio Ferreira Aguiar já realizou uma reunião com o vereador Thomaz, a Procuradora Marta Bedin, o Secretário de Planejamento e Urbanismo Marcio Gonzatto e a Coordenadora de Projetos Especiais da Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina Adelina Cristina Pinto para debater sobre a conclusão do projeto Orla, visando à união do Poder Público, SPU e Sociedade Organizada, para o enfrentamento dos problemas da erosão costeira.
Segundo a administração (AN), o problema é tido como prioridade, e o prefeito busca recursos para reconstruir a orla antes do início da temporada, pois a última ressaca destruiu em torno de 2/3 da mesnaa, obrigando a prefeitura a decretar Situação de Emergência em 22 de setembro.
Contenção do avanço
Várias alternativas já foram estudadas para tentar solucionar o avanço. A que apresentou melhor resultado foi apresentada por um especialista que explicou sobre o sistema dos dissipadores de energia bagwall, um distribuidor natural de energia das ondas do mar, que serve para conter o avanço da água e recuperar a faixa de areia. Esta contenção pode ser feita com concreto, em forma de escadas ou pedras. Na época, o então secretário de Meio Ambiente de Itapoá, Paulo Cezar Silveira, declarou que uma empresa se mostrou interessada em realizar um estudo completo, mas, porém até hoje não há nenhum projeto em andamento.
Segundo os moradores, se nada for feito com urgência, a temporada 2013/2014 estará comprometida. Para Osvaldo Oliveira, o simples nivelamento da areia onde as ondas batem já evita provisoriamente a erosão, pois ameniza o impacto da água, serviço este que pode ser executado com um trator em vários trechos da orla.