TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

                   

Aula de Campo sobre o Projeto “O Bairro da Escola”

Os 2ºs anos maternal/vespertino sob orientação da professora Dalita, da Escola Municipal Frei Valentim, nas disciplinas de História e Geografia, estão desenvolvendo o Projeto O Bairro da Escola.

Esse projeto tem como objetivo, analisar os bairros onde as escolas estão inseridas. E para que as crianças pudessem se localizar melhor no espaço da cidade, foi planejado uma aula de campo. Nesta aula, melhor percorreram de ônibus os principais bairros. Saindo da Escola Frei Valentim, passando pelo Pontal do Norte, onde está localizada a escola João Monteiro Cabral. Em Itapema do Norte, localizando a escola Nereu Ramos e Airton Senna. Na Barra do Saí, onde desceram para uma visita à escola Euclides Emídio da Silva, conheceram a escola e visitaram uma turma de segundo ano.

Durante a aula de campo, também tiveram a oportunidade de conhecer o Porto de Itapoá, depois passaram pelo Camping e fizeram lanche na praia, em frente a pedra que deu nome à cidade. Conheceram também o Rio Saí Mirim, na Barra do Saí, local onde suas águas encontram o mar.

A aula de campo foi um dos recursos utilizado pelas professoras, para que as crianças tenham uma aprendizagem significativa sobre a cidade onde moram e melhor localizar-se em seu bairro, sua comunidade.

Equipe responsável pela aula: professoras Dalita Cristiane de Almeida Patrício, Caroline Hickmann, monitora de informática Charline Becher Iareski e supervisora Angela Maria Machado da Silva.

(Texto de Charline Becher Iareski)

       

       

Preparando o Caminho do Futuro

Diante do contexto atual, percebemos a crescente urbanização decorrente da implantação portuária e sentimos uma grande necessidade de conscientizar nossos alunos quanto aos problemas sócio ambientais gerados pela vinda do Porto para o nosso Município.

Pretendemos conscientizar os alunos da nossa escola Frei Valentim do Município de Itapoá, quanto as ações e prevenções que devemos ter para amenizar as consequências dos problemas sócio ambientais gerados pela implantação portuária.

 Objetivos Específicos:

a) Mostrar aos alunos dos sétimos anos imagens de outras cidades portuárias existentes no mundo;

b) Levantar os problemas sócio ambientais que podem vir a ocorrer em nosso Município em função da implantação do Porto;

c) Promover saídas de campo: Primeiramente dentro do Município de Itapoá. No terminal portuário e no porto seco;

d) Saída de campo para São Francisco do Sul, com visita ao Museu do Mar e a Capitania dos Portos na Marinha de São Francisco do Sul;

e) Fotografar embarcações, locais e alunos em ação;

f) Pesquisar em bibliografias, periódicos e internet;

g) Buscar fotos de Itapoá, antes da implantação portuária;

h) Entrevistar profissionais da saúde, do bem estar social, do meio ambiente, e moradores antigos de Itapoá;

i) Promover palestras, com um profissional da saúde e outra com Engenheiro Ambiental do Porto de Itapoá;

j) Analisar e comparar as modificações ocorridas no espaço geográfico do Município de Itapoá;

k) Montar um documentário com dados de todo o processo;

l) Coordenar e orientar o projeto durante toda a sua execução;

m) Envolver as disciplinas de Geografia, História e Língua Portuguesa;

n) Apresentar os resultados para todos os alunos do Frei Valentim e para a comunidade.

Dia 06 de setembro (sexta-feira), os alunos dos sétimos anos realizaram uma etapa do projeto. Foi feita a visitação ao Terminal Portuário e ao Porto Seco. Lá os alunos observaram de perto, fotografaram, coletaram informações, e também receberam palestra sobre o funcionamento do Porto.

O Projeto está sendo orientado pelas professoras: Jacquelini Zamboni Paese, Vania Maria Lenzi Ledoux e Marcia Aparecida Partala.

         

Preparando o Caminho do Futuro - II

Em outra saída de campo no dia 13 de setembro de 2013, os alunos dos 7ºs anos da Escola Frei Valentim se direcionaram ao Porto de São Francisco do Sul.

Foram recebidos pela Capitânia dos Portos de São Francisco do Sul, onde visitaram as instalações, conheceram as atividades lá desenvolvidas, receberam informações de como ingressar na Marinha Brasileira e assistiram palestras sobre a poluição dos recursos hídricos na Baía da Babitonga e sobre o Projeto Amazônia Azul.

Aproveitando a viagem, os alunos também visitaram o Museu do Mar, com o objetivo de analisar a evolução das embarcações brasileiras.

Após a coleta de informações, fotografar e muito observar, voltaram a Itapoá para registrar o estudo de campo e preparar mais relatórios sobre o projeto em desenvolvimento.

                  

Yoga para os Pequenos

No início do mês a Pré Escola Gente Feliz, realizou uma prática de yoga para as crianças do Pré I e II no período matutino. Através do projeto “Jardim das Sensações” desenvolvido pela Arte Educadora Cíntia Beatriz Machado Pereira, sendo uma das etapas a prática de yoga, tendo como objetivo despertar na criança valores e virtudes que desenvolvam a generosidade, respeito por si e por todos os seres, ajudando-a no processo de sua formação física , social, cognitivo afetivo e espiritual.Segundo Cintia, "pensei em uma prática de yoga para uma das etapas do meu projeto porque o tema principal dele são as sensações do nosso corpo. Então trabalhei com as crianças os cinco sentidos explorando cada um deles de forma lúdica, envolvendo-os e fazendo-os perceberem a importância da nossa visão, da audição, do olfato, do paladar e do tato.  Após estas atividades entrei em contato com o grupo de yoga de Pontal do Paraná, que me foi indicado pela gestora Elaine que patrocinou a vinda do grupo, podendo realizar a etapa desse belíssimo Projeto."

            

Semana da Criança na Creche Pequeno Aprendiz

“Ser criança é assim...Correr até acabar o fôlego, rolar pelo chão sem medo de se sujar, falar o que vier na cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira. Época da vida da qual temos saudades quando envelhecemos. E é exatamente nesta data dedicada a todos esses pequenos, que têm a inocência como principal característica, que devemos não só valorizar a vitalidade infantil, como também procurar resgatar a essência da criança.”

A Creche Municipal Pequeno Aprendiz promoveu uma semana maravilhosa aos pequenos com início na segunda-feira (07) e término na sexta-feira (11) com direito a lanchinhos especiais; brincadeiras; passeios de carroça; ônibus; tarde na arena; socialização com as crianças da APAE e oficinas; tarde do circo tendo como convidados especiais a Palhacinha Pirulita e o Palhacinho Fofo. As fotos mostram o quanto as crianças se divertiram.

Textos e fotos: Patricia Braga Pacheco SME/PMI

 

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION