Com um rastro de preocupação, pessoas intoxicadas, e um trabalhador internado em estado grave, a fumaça em São Francisco do Sul foi finalmente controlada. Desde as 08h30m, os bombeiros estão realizando o trabalho de resfriamento para evitar que novos focos possam surgir novamente. Após muita contradição, foi constato que a fumaça resultante da explosão de uma de uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônio na noite da terça-feira, dia 24, era realmente tóxica
“Caça as bruxas”
O combate ao desastre foi apenas a primeira parte dos trabalhos realizados por diversos órgãos que se aliaram a Defesa Civil. Após o controle da fumaça, começa as investigações para se levantar os responsáveis por este acidente, que causou muitos transtornos aos moradores de São Francisco, Itapoá e Região. A presidente da República determinou a Polícia Federal que seja realizada uma operação para identificar as causas do acidente. O proprietário da empresa já se defendeu publicamente dizendo possuir todos os documentos autorizando o funcionamento da empresa. Já a Defesa Civil relatou que o Estado não estava preparado para agir numa situação desta, o que dificultou a ação de combate a fumaça química.
Doença futuras?
Ninguém sabe ao certo o que irá ocorrer às pessoas que inalaram fumaça, e se o produto pode aumentar a chance de câncer e outras doenças posteriores nestas pessoas, e se afirmativo, se isto depende do grau e do tempo que as mesmas ficaram expostas.
Infelizmente, um profissional do Corpo de Bombeiros está internado em estado grave após ter se intoxicado com a fumaça. Toda a comunidade está realizando orações para que o mesmo se restabeleça, pois a população tem consciência da importância destes profissionais, que arriscam suas próprias vidas para salvar a do próximo.
Nos próximos dias deverá ser divulgado o laudo conclusivo sobre todas as dúvidas que ainda permanecem sobre o incidente.
Foto: zerohora.clicrbs.com.br