Um incêndio de grande proporção atingiu o Terminal Marítimo em São Francisco do Sul (SC) durante a madrugada de hoje. Como o fogo só pode ser controlado com pó químico, foram deslocadas várias unidades do Corpo de Bombeiros do Estad para auxiliar na contenção do fogo. As chamas tiveram início após uma explosão de uma carga de fertilizantes que continha produtos tóxicos, como nitrato de potássio e amônia, cuja fumaça causa sérias complicações para o ser humano.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, a fumaça causa irritação na garganta, náuseas e em casos mais graves, insuficiência respiratória. A orientação é para os moradores procurarem locais arejados. Neste momento, os trabalhos são de orientação e atendimento à população, sendo que foram montados dois abrigos com unidades móveis de saúde: no Colégio Estadual Santa Catarina e no CRAS, sendo iniciado pela Polícia Rodoviária Estadual uma barreira na entrada da cidade, na BR-280, para orientar as pessoas que chegam a voltar se for possível.
A polícia e os bombeiros trabalham para evacuar algumas áreas dos bairros Paulas e Iperoba, porque a fumaça baixou pelo início da manhã. Segundo a polícia, o vento segue em direção às praias.
Cerca de 80 pessoas estão desabrigadas. Entre elas, 40 idosos que moram em um lar próximo ao local da explosão foram atendidos. As pessoas estão sendo levadas para o Colégio Estadual Santa Catarina.
Itapoá
O Porto de Itapoá está neste exato momento realizando um estudo técnico da possibilidade da fumaça atingir o município. O Assessor Executivo da empresa, Alberto Vinícios Machado, informou que o vento esta soprando para sudoeste, distanciando a fumaça de Itapoá, mas que a tarde esta previsto mudança de direção, não sendo descartada a possibilidade da fumaça atingir nosso município, caso o fogo ainda não tenha sido contido, o que é pouco provável. O Colégio Nereu Ramos dispensou seus alunos a título de precaução, seguindo orientações da Defesa Civil de Joinville.
Texto: Várias Fontes Foto: Diário Catarinense