Infelizmente, um dos maiores eventos do município, o Festival Cultural das Nações foi oficialmente cancelado devido à falta de apoio para a realização da festa. O fato foi decorrente da decisão da Justiça que embargou a festa do Colono em Garuva, alegando que a prefeitura não pode incentivar este tipo de evento.
Mediante a notícia, o prefeito Sérgio Ferreira Aguiar de Itapoá, se antecipou, e cancelou o repasse a título de apoio cultural que seria destinado ao Festival, tornando assim inviável a sua realização. Como o evento depende de recursos do Poder Público, a diretoria foi obrigada a cancelar a festa, tendo de anular os contratos já realizados com artistas, bem como os firmados com entidades e empresas que participariam do Festival.
Lamentável
Segundo o idealizador, e membro da diretoria Geraldo Weber, a decisão foi lamentável, pois a festa já fazia parte do calendário cultural do Município, atraindo pessoas de várias Regiões para Itapoá, movimentando nosso comércio, proporcionando alegria aos nossos moradores e oportunidade de divulgação do trabalho de vários artistas locais.
“Já não temos mais eventos destinados para a população em geral. Até mesmo as comemorações cívicas foram excluídas. Agradeço a todos que estavam colaborando para a realização do evento, e posso afirmar que tentamos de todas as formas para que isto não ocorresse, mais infelizmente não tivemos como evitar o cancelamento” declara Geraldo emocionado.
Ainda não se sabe se no ano que vem a festa terá continuidade, pois irá depender de diversos fatores alheios a vontade de seus organizadores, os quais por onze anos mantiveram o evento.