Um trabalho digno de louvor. Assim pode ser definido o Projeto: “Crack Tô Fora” realizado pela Associação Acapulco Beach Club (A.B.C.), de Itapoá.
O projeto visa conscientizar os jovens e adolescentes sobre a importância de não utilizar drogas, mostrando os prejuízos que as mesmas trazem aos usuários e a toda sua família. Procurando fazer com que os adolescentes e jovens assimilassem melhor o tema, foi realizado o 1º Concurso de Redação para os alunos de 6ª ào 9ª ano da Escola Monteiro Lobato, com o tema “Juventude Contra o Crack”, onde os participantes deveriam escrever uma redação mostrando o que eles pensavam sobre a droga, e da importância em combatê-la.
O concurso foi realizado durante o mês de maio, sendo analisadas todas as redações, e selecionadas as melhores, cujos autores foram premiados hoje de manhã (05), no pátio da Escola, com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas: o presidente da Câmara Municipal Osni Ocker, os vereadores Geraldo Weber e Ernesto Policarpo, o diretor de Cultura Dante Luiz Puschta as representantes da Secretaria de Educação Maristela Franz Perrony Fontana, Rosana Bauer e Patrícia Braga Pacheco, entre outras.
Todos os convidados ministraram uma breve palestra sobre o tema, elogiando a iniciativa, a qual deverá ter continuidade em outras escolas da Rede Municipal. O presidente da A.B.C. Gilberto Pereira, declarou que não poupará esforços para que o concurso se estenda as outras instituições de ensino.
“É uma alegria muito grande ver tantos jovens reunidos debatendo sobre um tema tão importante como é o combate as drogas. Sei que não conseguiremos erradicar este ‘câncer’ da sociedade, mas podemos fazer nossa parte, colaborando para que os jovens possam ter consciência de todo o mal que as drogas trazem para a vida dos usuários”, diz Gilberto, que acompanhado de sua esposa, trabalhou arduamente para a realização do evento.
Não as drogas
Outro ponto ressaltado pelo presidente e pelos palestrantes foi sobre o primeiro passo no combate as drogas, que se inicia com uma simples palavra; “Não”, o qual deve sempre ser dito para aqueles que lhe oferecem o entorpecente pela primeira vez, sempre dizendo ser amigo, e escondendo o sofrimento vivenciado no dia a dia de todo os usuários.
“Agradeço de coração ao Porto Itapoá e a todos os colaboradores e patrocinadores que viabilizaram este evento, em especial a diretora Solange Maria Rosa, as professoras, as auxiliares, enfim, a todos os profissionais que atuam na Escola Monteiro Lobato e na Secretaria de Educação do Município. Agradeço também aos alunos, pelo esforço demonstrado na elaboração dos textos, os quais nos proporcionaram a certeza de ter valido a pena a realização do evento”, completa o presidente Gilberto Pereira.
Os trinta primeiros colocados do Concurso receberam diploma de participação e camiseta, sendo que os oito primeiros foram premiados com:
1º) lugar = Nicole Ferreira da Silva ................................... tablet.
2º) lugar = Volmir Gustavo Vieira Moreno...................... celular
3º) lugar = Maria Eduarda dos Santos................................ liquidificador
4º) lugar = Monique Maia da Luz......................................secador de cabelo
5º) lugar = Karine damdroski do Rosário ......................... Kit Escolar
6º) lugar = Emanuelle Magari.................. ......................... pizza grande (Estrela do Mar)
7º) lugar = Kauane Maiara M. Moura .......... .....................pizza grande (Carol lanches)
8º) lugar = Sara da Graça Peres...........................................pizza grande (Carol lanches)
O Projeto: Crack, tô fora, é o 1º movimento da sociedade civil de Prevenção e Combate ao consumo da droga Crack no município de Itapoá.