Uma iniciativa simples, porém bem organizada, foi o suficiente para garantir uma tarde de muita alegria para as crianças que estudam no Maternal (III) da creche Municipal Primeiros Passos. O dia 29 de maio ficou marcado na memória dos alunos da professora Lucélia Renata Borges, idealizadora do projeto “Onde vivem as abelhas”, que teve como objetivo, observar a organização destes insetos que se agrupam em comunidades.
O exemplo repassa às crianças uma linda mensagem sobre a importância da organização no seu dia a dia, e de se ajudarem nas tarefas, fortalecendo assim a autonomia e a solidariedade nas relações com o grupo, Outro ponto debatido foi sobre o trabalho fundamental das abelhas em nosso ecossistema.
A professora Lucélia, contou com a colaboração da professora Maria Fernanda Brisola da Motta, da supervisora Juliana Yumi Mori Galléas, do professor Gilmar Santin e do professor e biólogo Erdner Lúcio Costa e Oliveira, os quais com muita dedicação viabilizaram a execução do projeto.
ADEA
Para poder demonstrar com mais realidade a organização das abelhas, as crianças foram levadas até a ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental), onde o presidente Werney Serafini, recepcionou a caravana, não poupando esforços para proporcionar uma tarde educativa e recreativa ao mesmo tempo. Em visita as colmeias de abelhas Jataí (sem ferrão), os alunos tiveram a oportunidade de observar como funciona o trabalho coletivo, aprendendo a importância de se viver em sociedade.
Durante o passeio foi realizado um piquenique, seguido de diversas brincadeiras ao ar livre. A equipe responsável pela execução do projeto agradece a importante colaboração prestada pela ADEA e pela Loja Salfer, a qual doou camisetas personalizada do projeto a todos os participantes, aos pais dos alunos, a Secretaria de Educação e a diretora da creche Cátia Eliane Nicolachick.