TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

                                                                         

Paulo Bornhausen diz que empresa já avaliou 12 terrenos entre Garuva e Barra Velha. Quatro das áreas visitadas ficam em Joinville.

Ao mesmo tempo em que vive a expectativa do começo das obras da BMW em Araquari, a região Norte de Santa Catarina ganha destaque nacional pela possibilidade de atrair mais uma montadora alemã de luxo. 

Representantes da Mercedes-Benz já estiveram duas vezes na região e, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Paulo Bornhausen, garantem que, se for em SC, a fábrica vai ser construída no Norte.
De acordo com Bornhausen, a Mercedes-Benz já analisou 12 terrenos entre Garuva e Barra Velha. Quatro destas áreas ficam em Joinville. Grupos técnicos estiveram na região duas vezes: a primeira no dia 19 de abril e a segunda em 1º de maio. 
A região Norte do Estado disputa a fábrica com Minas Gerais (Juiz de Fora), São Paulo e Rio de Janeiro. A expectativa do secretário é de que a resposta sobre a permanência de SC na disputa seja anunciada ainda neste mês.
— Não somos favoritos, mas estamos competindo bem —, diz.
Se o Estado ficar na disputa, vai receber uma terceira visita da Mercedes, desta vez mais “qualificada e decisiva”, segundo Bornhausen. A decisão da montadora deve sair em 90 dias, segundo o secretário.
— Eles têm pressa para poder entrar no Ivoar-Auto. Para poder se qualificar ao regime, precisam ter o terreno comprado e licenciado. Sem isso, não conseguem enquadramento —, explica Bornhausen.
O secretário diz ainda que, por causa dos benefícios do regime federal, os concorrentes diretos da Mercedes (montadoras do setor premium como a BMW) são quatro vezes mais competitivas do que eles no País. 
— A Mercedes já analisou terrenos, legislação e programas de incentivos. Estamos bem preparados. Com o motor quente. A equipe do Inovar-Auto do governo do Estado está preparada —, garante Bornhausen.
No próximo dia 13, o secretário embarca com o governador Raimundo Colombo para a Alemanha. Eles participam de uma visita à BMW, em Munique, e depois partem para Stuttgart, onde fica a sede da Mercedes.

Urubuzão

Mais uma vez Itapoá é descartada de qualquer avaliação de terreno por esta, ou por qualquer outra grande empresa, pois apesar de comportar o mais próspero Porto de toda a Região, não apresenta terrenos com preços acessíveis, legislação apropriada, nenhum programa de incentivo, nem vontade política para que isto aconteça.

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION