TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

                                                                                                                             

Uma comitiva formada por representantes de associações de moradores, imprensa, Conseg e pelos nove vereadores de Itapoá, foram a Florianópolis para reivindicar mais segurança para o município. O encontro ocorreu pela manhã na sala do secretário César Augusto Grubba, que recebeu a todos para debater sobre o assunto.

A reunião foi marcada e conduzida pelo deputado Nilson Gonçalves (PSDB), o qual relatou ao secretário, a real situação do município no tocante a segurança. Também estava presente o deputado Carlos Chiodini (PMDB), que acompanhou o debate sem se manifestar, mas dando apoio as reivindicações. A presidente do Conseg (Conselho de Segurança de Itapoá), Dayana Karina Correia , entregou em mãos ao secretário um documento relatando o motivo do pedido de aumento de efetivo e de infraestrutura para Itapoá, se dizendo assustada com o que define ser uma onda de violência, pois só este ano, foram seis assassinatos, sendo quatro deles motivados por envolvimento com o tráfico de entorpecentes, sequestros e vários assaltos.

Os membros da comissão explicaram que Itapoá é um dos municípios que mais cresce no Estado, e que seu desenvolvimento está ligado à ampliação do porto e a chegada de novos moradores. A população é de aproximadamente 18 mil habitantes, mas na temporada este número chega a 200 mil, tendo 32 quilômetros de praia e mais residências do que moradores, das quais, grande parte só são ocupadas durante o verão, o que facilita a ação de marginais.  A presidente do Conseg disse querer buscar parcerias para melhorar a segurança pública do município. 

 Polícia

Todos os membros da comitiva foram unanimes em destacar o trabalho das polícias Civil e Militar em Itapoá, deixando claro que o esforço do efetivo está sendo reconhecido, e que o pedido se faz necessário para que seja reforçado o setor que hoje trabalha com dificuldades, não entrando em colapso devido o empenho pessoal de nossos policiais.

Os vereadores estavam coesos no tocante as reivindicações, deixando de lado seus partidos ou possíveis diferenças políticas, em prol deste ideal, o que chamou a atenção do secretário. Na reunião não participou nenhum representante do executivo, cujo prefeito esteve na secretaria dois dias antes para acertar a colocação das câmeras no município. A vereadora Márcia aproveitou a ocasião para solicitar o retorno do PROERD ao município, sendo que o secretário garantiu que irá procurar atender a solicitação o mais breve possível.

 Resposta

Após ouvir todas as reivindicações, o secretário declarou que um dos principais problemas é as baixas no efetivo policial do Estado, sendo que o governo já lançou edital para abertura de concurso público para preenchimento de 1,5 mil vagas de soldado PM, para que de imediato sejam chamados 500 policiais. Após conclusão do curso de formação eles serão designados para as regiões militares com maior carência de efetivo, incluindo Itapoá.

Sobre as viaturas, o secretário confirmou a compra de 1,6 mil veículos, dentro do programa Pacto da Segurança, e Itapoá será beneficiada com novos veículos, que segundo ele, deverão atender as especificações referente ao tipo de terreno da cidade, devendo os veículos ter a suspensão reforçada.

Positivo

A reunião foi considera por todos os participantes como positiva, sendo que no final, o secretário elogiou a união da comunidade, e disse estar a par da situação do município, garantindo prioridade no atendimento das reivindicações. O vereador Carlito Custódio Júnior, disse a reportagem do Urubuzão Itapoá - que juntamente com as equipes do Jornal Em Foco (Márcia Tavares), Rádio Itapoá FM (Marcelo Mardegan) e Jornal Itapoá Notícias (Josafá dos Santos), presentes no encontro -, que não desistirá da cobrança até que as reivindicações sejam atendidas. A vereadora Márcia Soares também se prontificou em acompanhar o andamento dos trabalhos, através do deputado Nilson Gonçalves, o qual tem condições de estar realizando a cobrança com mais frequência ao secretário. 

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION