A Rádio Itapoá FM e o Jornal Itapoá Notícias convidaram toda a população itapoaense para participarem de uma reunião sobre segurança pública realizada na Câmara de vereadores de Itapoá na última quinta-feira.
Várias entidades, e um número expressivo de populares atenderam o convite, lotando o plenário em busca de soluções para conter a onda de criminalidade que vem aumentando dia a dia em nosso município. A proposta foi colocada em prática após ser constatado que quase a totalidade das entidades estava imbuída nesta luta, incluindo os órgãos de imprensa, mas, separadamente, o que dificilmente resultaria em algum resultado positivo sobre a questão. Com a união, será apresentada ao Governo do Estado uma reivindicação de grande parte dos segmentos da sociedade itapoaense, com exceção da Prefeitura Municipal que infelizmente não enviou nenhum representante.
Participação maciça
O evento que foi presidido pelo presidente da entidade mantenedora da Emissora Ramos Chaves, e conduzido pelo apresentador e radialista Marcelo Mardegan, e contou com a presença do delegado da Polícia Civil, Gilberto Mondini Crepaldi; do comandante da Polícia Militar de Itapoá, primeiro tenente Mário Elias; do presidente da Câmara de Vereadores de Itapoá, Osni Ocker, dos vereadores: Daniel Weber, Márcia Soares, Jeferson Garcia, Geraldo Weber e Carlito Custódio; das entidades e empresas: Porto Itapoá, Maçonaria, CDL, ACITA, SICREDI APREMAI, Papelaria Central, Rotary Clube Itapoá, Associação de Catadores e Carroceiros de Itapoá, Igreja Evangélica Salvação, Lar dos Idosos, Comunidade Assembleia de Deus; dos representantes das Associações de Moradores da: Barra do Sai, Itapema do Norte, Samambaial, Cambijú, Itapoá Centro; da presidente do Conselho de Segurança Pública de Itapoá (CONSEG), Daiana Correia da Silva; e de várias vítimas de roubos no município e populares.
A Caminho do Caos
Demonstrando um profissionalismo surpreendente e acima de tudo amor por Itapoá, o Delegado Gilberto e o tenente Mário Elias, deram um show de democracia, ao falar com sinceridade a realidade da segurança pública em Itapoá.
O delegado explicou que conta com um efetivo de seis policiais, dos quais cinco são utilizados no serviço de atendimento ao público e serviços internos, e que após vários meses sem escrivão, foi enviado um profissional no último mês de agosto, o qual desempenha todos os trabalhos dentro do município, inclusive o investigativo.
“Todas estas prisões que vocês acompanham pela mídia é resultado do esforço pessoal dos policiais, que trabalham em seu horários de folga na área de investigação. O dia que eles se negarem a realizar o trabalho (sem renumeração), não sei como será. Quem me conhece sabe que não tenho medo do serviço, mas dependo de mais efetivo para conseguir acompanhar o aumento na demanda da criminalidade. Hoje trabalhamos em parceria com a PM, o que tem apresentado um resultado muito satisfatório”, diz o delegado.
O tenente Mário Elias apresentou relatórios enfatizando que, além dos trinta e dois quilômetros de praia, Itapoá conta com mais residências do que moradores, enfatizando a falta de material humano e viaturas para atender a população.
“Temos quatro viaturas sucateadas que param mais no mecânico do que em operação, e dependemos de mais efetivo para atender o município. Se analisarmos somente as estatísticas, Itapoá seria um município privilegiado no setor de segurança devido o número de habitantes, porém não é isto que ocorre, e temos de explicar que a cidade é diferenciada, basta ver o número de quilômetros de vias existente na área urbana, mais de 700, e veremos que Itapoá é muito maior que os município com o mesmo número de habitantes. Mesmo com dificuldades estamos mantendo duas equipes em patrulhamento, mas o ideal seria no mínimo três: uma na região da Barra, outra em Itapema e uma na Região de Itapoá até o Pontal”, explicou o tenente.
O vereador Daniel e Jefinho disseram que iriam entrar em contato com os deputados de seu partido para que interveiam na reivindicação, o mesmo ocorrendo com a vereadora Márcia, que de imediato se comprometeu em marcar uma data para os representantes da população se encontrarem com o secretário de segurança e quiçá com o governador.
O representante do Porto Itapoá, disse que a empresa também está tomando as providências junto às autoridades, na busca de mais efetivo e infraestrutura para o setor de segurança do município.
Comissão
O Conseg ficou encarregado de formar o mais rapidamente possível, uma comissão entre os representantes da sociedade organizada, e população em geral, a qual irá entregar em mãos para as autoridades estaduais as reivindicações da população itapoaense.
Para assistir a sessão completa basta acessar TV Câmara no www.camaraitapoa.gov.sc.br