Um trágico acidente ocorrido em Itapoá resultou na morte por afogamento do menor João Brito (17), residente no Bairro Brazmadeira em Cascavel/PR. O jovem que nadava em companhia de outras pessoas na Região do Bairro Cambijú foi mais uma vítima das correntes de retorno (Lagamar), sendo sepultado hoje (07/01) em sua cidade de origem.
O acidente ocorreu a aproximadamente 300 metros do posto dos Guarda-vidas, os quais, ao perceberem o perigo, saíram em disparada na tentativa de oferecer socorro, o que infelizmente não foi possível.
Devido à força da água, o rapaz afundou, e só foi encontrado cerca de 30 minutos depois, sendo conduzido pelo helicóptero Águia até o Pronto Atendimento ( P.A. 24 Horas), onde foi constatado o óbito.
A corrente de retorno é a principal causa de óbitos nos litorais, oferecendo perigo até mesmo aos nadadores experientes, devido a enorme força da água, que arrasta a pessoa para o fundo.
Perigo
As praias são seguras, desde que observadas algumas regras, entre elas, ficar próximo aos postos de Guarda-Vidas e evitar as áreas sinalizadas com bandeiras vermelhas, as quais indicam a presença de Lagamar. Outro cuidado a ser tomado, em especial com as crianças, são as queimaduras decorridas de águas vivas, cujos acidentes também são comuns nesta época do ano.