Muita chuva marcou o período natalino, não tirou o brilho do início da temporada. A Cidade apresenta o movimento típico desta época do ano, porém de forma mais comedida, sem atropelos, indicando ser menor o número de visitantes até o momento, se comparado com os anos anteriores. O comércio está movimentado, e a segurança reforçada pela Operação Veraneio que teve início dia 18 visando ajudar na prevenção e contenção dos crimes e segurança aos banhistas.
Todos os principais balneários contam com a ação dos guarda-vidas, que garantem a tranquilidade dos banhistas, os quais encontram em Itapoá águas quentes e limpas, com 100% de balneabilidade, aliada a paisagens exuberantes e natureza preservada.
Itapoá é um município que não recebe muitos turistas, sendo a grande maioria dos visitantes, veranistas e parentes dos moradores que aproveitam os feriados para vir a praia, portanto, apresenta uma realidade diferenciada dos grandes centros, onde as pessoas podem aproveitar a praia sem o alvoroço característico.
O setor de gastronomia apresenta inúmeros restaurantes que atendem todos os gostos, desde o popular até os mais requintados. O setor hoteleiro ainda é tímido, mas atende à demanda, com várias pousadas a disposição.
O comércio é independente, sendo que os visitantes não necessitam se deslocar para outros municípios para realizarem suas compras, ao contrário do setor bancário, o qual dispõem de poucas agências, das quais algumas ainda atendem de forma precária, gerando filas extensas na única lotérica da Cidade e na agência do Correio que atende clientes do Banco do Brasil. As pessoas que dependem de atendimento do Banco Itaú são obrigadas a deslocarem até Guaratuba.