A Reforma Trabalhista entrará em vigor em novembro, alterando a realidade de todas as empresas brasileiras. Uma das áreas que serão mais impactadas em relação a reforma, com certeza é a de bares e restaurantes, pois poderão ser mudadas diversas relações. Exemplo é que agora foi criado o modelo de trabalho intermitente, que possibilita que as empresas contratem um funcionário para trabalhar esporadicamente e pagá-lo apenas pelo período em que prestou seus serviços. Ou seja, os restaurantes podem contratar apenas para o período de alta temporada de seus estabelecimentos.
Segundo o sócio da Hopen Contabilidade Gilberto Bento Jr (especialista nesta área), outros pontos importantes são: maiores possibilidades de acordos entre empresas e empregados e também mudanças no modelo de intervalos, hora extra e banco de horas. “São muitas as novidades que os donos de bares e restaurantes devem se atentar, algumas que proporcionam facilidades e outros riscos. Estamos em um momento é que toda busca por conhecimento se torna fundamental”, explica o profissional.
A Reforma entrará em vigor em novembro, trazendo consideráveis transformações nas rotinas trabalhistas das empresas. Um primeiro aspecto a ser abordado será a necessidade de revalidação de todos os contratos de trabalhos.
Assim, perante as importantes mudanças, os empresários e administradores de empresas devem já se adaptar à nova lei, descobrindo como ela poderá beneficiar o seu negócio, buscando melhorias que possibilitem a melhor relação com os colaboradores e ajustando sua empresa as novas regras.
Fonte: Paulo Ucelli
Foto ilustrativa: Divulgação