Pacientes que sofrem com o câncer de pulmão podem ser beneficiados com nova droga de primeira linha.
O FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora americana e referência mundial na aprovação de medicamentos, deu prioridade para a análise do Alecensa® (alectinib), da Roche, para o tratamento inicial (primeira linha) do câncer de pulmão de não pequenas células avançado com quinase de linfoma anaplásico (ALK). O estudo de fase III – ALEX - demonstrou que o uso da droga reduz, em mais de metade, o risco de progressão da doença, em comparação com o tratamento padrão atual. Ainda, demonstrou-se redução em mais de 80% no risco de desenvolvimento de metástase cerebral.
De acordo com o diretor médico da Roche Farma Brasil, LênioAlvarenga, a droga faz parte dos avanços da farmacêutica em desenvolver novas abordagens, medicamentos e testes que possam ajudar as pessoas com a doença, considerada ainda muito desafiadora.
“Nosso objetivo é fornecer uma opção de tratamento eficaz para cada pessoa diagnosticada com câncer de pulmão. Atualmente, temos quatro medicamentos aprovados pelo FDA para tratar certos tipos de câncer de pulmão e mais de dez diferentes combinações estão sendo desenvolvidos.”
A preocupação da classe médica em relação ao câncer de pulmão é que, apesar do grande avaço em novos medicamentos e campanhas de redução do risco – como as campanhas contra o tabagismo e campanhas de conscientização para os sintomas iniciais da doença, a taxa de mortalidade ainda é muito alta. No Brasil, é o câncer que mais leva os pacientes a óbito. Todos os anos morrem mais pessoas deste tipo de tumor do que de câncer colorretal, mama e próstata combinados.
Um dos pontos de atenção dos especialistas é a facilidade que estes tumores evoluem em metástases distantes, mesmo sem apresentar sintomas iniciais importantes.
A previsão é que a agência regulatória americana aprove o medicamento até o fim deste ano e os dados também serão enviados para a análise da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Texto: Larissa Ribeiro