Já está provado que as operações tapa-buracos realizado nas rodovias SC-416 e 417 (Garuva-Itapoá), são paliativos, pois não resolvem o problema. Além de caro, a operação é ineficaz, pois basta um breve período de chuvas para as ‘crateras’ retornarem ainda maiores. Como não tem acostamento, a rodovia oferece reais perigos aos condutores, sem contar os prejuízos financeiros de grande monta em decorrência de pneus estourados, rodas tortas e defeitos na suspensão.
A comunidade já perdeu a conta de quantas vezes o trabalho de tapa-buracos já foi realizado, cujo custo já ultrapassou ,ou está próximo do valor de uma recapagem definitiva, a qual solucionaria o problema por vários anos, a exemplo do realizado pelo governo do Paraná em sua área de conservação.
A má qualidade das pistas se estende também para a Estrada Cornelsen, a qual é de responsabilidade do Município, quando deveria ser do Estado.
Obras
Após mais um período de prejuízos e acidentes, o governo estadual está realizando mais uma vez o trabalho, o qual deve amenizar a situação por alguns dias até ressurgir novamente em breve, não sendo divulgado o valor da obra. Em Outubro a própria comunidade de Garuva se uniu e realizou o trabalho, sendo realizado inúmeras operações neste curto período de tempo, provando a ineficácia da obra, que sem sombra de dúvidas é jogar o dinheiro do contribuinte no lixo.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), ocorreram 24 acidentes desde o dia 20 de dezembro a 17 de janeiro, só no trecho que pertence a Santa Catarina, sendo que a maioria estava relacionada às péssimas condições da estrada, inclusive um com vítima fatal. No total, foram doze pessoas com ferimentos médios a graves.
Pra alguém é bom
Se olhar para o lado dos trabalhadores e proprietários de oficinas mecânicas, o governo está sendo excelente, em especial as revendas de pneus. Ainda não sei como nenhum empresário já não montou uma filial no local, pois com certeza faltaria estoque.
Foto principal: Rodrigo-Machado