TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

 

Com o intuito de conscientizar a população local e os veranistas acerca da importância de possuir caixas d’água e cisternas, para a garantia da constância de abastecimento durante a temporada, a Itapoá Saneamento lançou uma campanha, que mostra a importância da reservação de água.  A ideia é estimular a utilização de caixa d’água e cisternas nas residências da cidade.

Em Itapoá, onde a empresa assumiu o serviço de água e esgoto, há problemas para a conclusão da nova estação de tratamento. 

O licenciamento ambiental está em análise há mais de dois anos na Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Mas a empresa diz que há medidas para não faltar água. 

Segundo explicações do Coordenador Técnico Operacional, Rafael da Costa Santos, a caixa d’água ou cisterna é um equipamento primordial para garantir o abastecimento de água nas residências. “Nós da Itapoá Saneamento, para melhorar o abastecimento neste ano, investimos em novas adutoras, que vão gerar um aumento considerável de pressão em bairros que historicamente faltavam água. Além das campanhas de conscientização e disponibilização de caminhões-pipas, a empresa também pretende gerar incremento de água na rede através de ajustes operacionais de captação e tratamento, mas, sem a devida reservação nas residências, o serviço pode ser comprometido”.

O preço médio para adquirir, por exemplo, uma caixa d’água de 500L em Itapoá é em média 170 reais, conforme pesquisa realizada em estabelecimentos da cidade, tamanho necessário para atender a demanda de uma casa com 3 moradores por no mínimo 24 horas, conforme normas da ABNT. Com esta atitude, alguns inconvenientes podem ser impedidos durante o período crítico da alta temporada, com o aumento de veranistas na cidade.

 Cuidados com a caixa d’água e cisterna

 A Itapoá Saneamento garante a qualidade da água fornecida até o hidrômetro, atendendo ao padrão da potabilidade definido pelo Ministério da Saúde. No entanto, para manter sempre a boa qualidade da água que será consumida, dois cuidados são fundamentais por parte do consumidor:

Realizar a limpeza da caixa d’água e cisternas a cada seis meses, afastando, assim, risco de doenças, como verminoses e infecções.

Manter a caixa d’água e cisterna bem fechada para prevenir a entrada de insetos e outros corpos estranhos.

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION