Infelizmente muitos banhista ficam irritados quando são orientados a deixar o local que apresenta os lagamar,
É comum ver na praia em dia de intenso movimento, adultos e crianças brincando em áreas que apresentam lagamar (corrente de retorno), responsáveis por inúmeras mortes em nosso Litoral.
Apesar da sinalização, muitos banhistas ignoram o perigo e muitas vezes ignoram as orientações dos guarda-vidas que trabalham incansavelmente para evitar a perda de vidas humanas nestes locais. Infelizmente muitos ficam irritados quando são orientados a deixar o local que apresenta os lagamares, desacatando aqueles que somente querem proteger suas vidas e de suas famílias.
Mesmo que a pessoa tenha um excelente condicionamento físico e seja um exímio nadador, dificilmente conseguirá sair de uma corrente reversa se não conhecer as técnicas necessárias como nada para a lateral e nunca em retorno a praia.
Em Itapoá, apesar do excelente trabalho dos guarda-vidas, todos os anos são registradas diversas ocorrência de acidentes em lagamares, nos quais sem uma intervenção rápida dos profissionais resulta em morte do banhista.
Ao sentir que está em um lagamar, o banhista deve iniciar um pedido de socorro garantindo assim a máxima ação de segurança e possível resgate se necessário. Alguns metros mais à frente a “gola”, o lagamar perde intensidade e verifica-se que a velocidade da corrente diminuiu, neste caso deve iniciar a natação paralelamente à praia, desviando-se para o lado até deixar de sentir resistência.
Após verificar que não está sobre influência de correntes contrárias deve descansar boiando algum tempo e seguir nadando em direção a terra utilizando neste caso as ondas favoráveis para a sua locomoção.
Se começar a sentir cansaço deve de imediato pedir ajuda, neste caso deve-se levantar apenas um braço mexendo-o no ar.
Ao perceber a sinalização indicativa de perigo, o banhista deve obedecer a orientação tornando assim o seu banho de mar 100% seguro, procurando sempre locais vigiados por profissionais de salvamento.