Com rajadas de vento acima de 55 quilômetros por hora o itapoaense se prepara para a primeira frente fria do ano, a qual se aproxima do Uruguai e já demonstra sua força em todo o Litoral Catarinense. O alerta maior é dirigido às embarcações, pois segundo a Epagri as ondas estão em média de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m.
As rajadas devem diminuir gradativamente até o final de semana, quando a temperatura deve baixar, ficando a máxima em torno de 25 graus, com previsão de 10 graus em algumas regiões serranas.
Além do vento - que já registrou pico de 111 quilômetros por hora -, outra preocupação será as chuvas fortes e volumosas. Pancadas com acumulados entre 20 mm e 30 mm, em 1 hora, foram observadas em várias áreas do Sul e devem se repetir. A chuva forte sobre o Rio Grande do Sul é preocupante, pois todo o Estado já tem excesso de chuva.
Com a nova frente fria, a população poderá por algum tempo, “dar descanso” aos ventiladores e ar condicionado, os quais nos últimos dias funcionaram interruptamente devido às altas temperaturas registradas, gerando um aumento razoável no consumo de energia elétrica.